E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre realizou ato Cívico em comemoração ao Dia de Bandeira Nacional

Campo Alegre realizou ato Cívico em comemoração ao Dia de Bandeira Nacional

19.11.14

Para celebrar o símbolo da pátria brasileira, nesta quarta-feira 19, Dia da Bandeira Nacional, a Prefeitura de Campo Alegre realizou o hasteamento dos pavilhões em Ato Cívico realizado em frente à sede dos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

O hasteamento aconteceu às 11 da manhã respeitando a legislação e o horário de Brasília, (§ 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas horário de Brasília, com solenidades especiais).

Participaram da homenagem, estudantes das escolas municipais, alunos da Guarda Mirim, atletas da Escolinha de Futebol Campoalegrense a secretária de educação Maria Josineide Granja, o secretário de administração gestão e Planejamento, José Antônio Ferreira (Toinho), o secretário de Cultura Carlos Olodum, o secretário de Articulação Política José Benderlack Roberto (Lakinho), O secretário de Agricultura Leonardo Monteiro, o secretário de Esportes Alvinho Guimarães, os vereadores, José Correia (Jura), Alan do Lucinho, Arquelino Cesar, Benedito Roberto, Josevan Batista, G Correia, Rejane Santos, Kelyn Raffaella, Jeane Santos, equipe técnica da Secretaria de Educação, professores e diretores de escolas municipais.

Na ocasião o secretário de Cultura Carlos Olodum parabenizou o município pela iniciativa que realizou pelo segundo ano consecutivo o ato em comemoração ao Dia da Bandeira, um ato cívico e de patriotismo.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

O símbolo

A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal.

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira

- A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Notícias relacionadas

Capacitações: Servidores da Secretaria de administração participaram de eventos em Brasília 04.12.17 Prefeitura convoca audiência Pública para apresentação e discussão do projeto de lei do PPAM 03.11.17 Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiro 31.10.17 Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos 29.10.17 Profissionais da prefeitura de Campo Alegre participaram de workshop sobre a implantação do eSocial 23.08.17 Nota de Esclarecimento oficial PMCA 17.08.17 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião que tratou sobre a agência dos Correios de Luziápolis 20.07.17 Campo Alegre realizará grande festa em comemoração aos 57 anos de emancipação política 04.06.17 Secretaria de administração implanta setor de Recursos Humanos no Distrito Luziápolis 29.05.17 Prefeitura investe em capacitação para os membros do setor de licitação do município 01.04.17 Programa PREFEITURA E VOCÊ NA COMUNIDADE levará vários serviços para o Povoado Chã da Imbira 21.03.17 Secretárias e técnicos de Campo Alegre participam de capacitação visando eficiência na gestão 20.03.17 Funcionando em novo horário Instituto de Identificação registra recorde de emissão em um mês 02.02.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento dos servidores municipais 13.01.17 Prefeita Pauline Pereira empossou novo secretariado de Campo Alegre 02.01.17 Prefeitura decreta três dias de Luto Oficial pela morte do vereador Testão 22.11.16 Em cumprimento a legislação eleitoral Prefeitura suspende publicações nas redes sociais 02.07.16 Prefeitura realizará grande ação de saúde e cidadania no Povoado Chã da Imbira 14.06.16 NOTA OFICIAL: Prefeitura suspende realização de festejos juninos 14.06.16 Confira a programação oficial da Emancipação Política de Campo Alegre 31.05.16