Campo Alegre realizou ato Cívico em comemoração ao Dia de Bandeira Nacional

19.11.14

Para celebrar o símbolo da pátria brasileira, nesta quarta-feira 19, Dia da Bandeira Nacional, a Prefeitura de Campo Alegre realizou o hasteamento dos pavilhões em Ato Cívico realizado em frente à sede dos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

O hasteamento aconteceu às 11 da manhã respeitando a legislação e o horário de Brasília, (§ 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas horário de Brasília, com solenidades especiais).

Participaram da homenagem, estudantes das escolas municipais, alunos da Guarda Mirim, atletas da Escolinha de Futebol Campoalegrense a secretária de educação Maria Josineide Granja, o secretário de administração gestão e Planejamento, José Antônio Ferreira (Toinho), o secretário de Cultura Carlos Olodum, o secretário de Articulação Política José Benderlack Roberto (Lakinho), O secretário de Agricultura Leonardo Monteiro, o secretário de Esportes Alvinho Guimarães, os vereadores, José Correia (Jura), Alan do Lucinho, Arquelino Cesar, Benedito Roberto, Josevan Batista, G Correia, Rejane Santos, Kelyn Raffaella, Jeane Santos, equipe técnica da Secretaria de Educação, professores e diretores de escolas municipais.

Na ocasião o secretário de Cultura Carlos Olodum parabenizou o município pela iniciativa que realizou pelo segundo ano consecutivo o ato em comemoração ao Dia da Bandeira, um ato cívico e de patriotismo.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

O símbolo

A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal.

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira

- A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.