Campo Alegre recebeu kit para modernização da biblioteca Pública Municipal

25.11.14

O Município de Campo Alegre recebeu nesta segunda-feira 24, um kit para modernização da biblioteca pública municipal através de Convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Fundação Biblioteca Nacional que tornou possível a renovação de acervo e de mobiliário para as bibliotecas alagoanas. Na solenidade o município de Campo Alegre esteve representado pelo secretário de Cultura Carlos Olodum e pelo secretário adjunto de educação Cláudio Dacosta.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realizou a entrega de kits de modernização para Bibliotecas Públicas de 30 municípios alagoanos. A solenidade de entrega ocorreu no Centro Cultural Linda Mascarenhas, no Farol, e contou com a presença do governador Teotonio Vilela e do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Os kits entregues são compostos por duas mesas circulares com quatro cadeiras, dois circuladores de ar, um mural informativo e 500 livros, foram adquiridos por meio do Programa de Modernização de Bibliotecas Públicas, convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Secult. Parte do acervo também foi doada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, por meio da Lei Rouanet e Cepal.

Durante a entrega simbólica dos kits o secretário Osvaldo Viégas destacou a parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, que através de convênio celebrado com o Estado tornou possível a renovação de acervo e de mobiliário para as bibliotecas de Alagoas.

Ainda em sua fala, Viégas enfatizou que Alagoas é um dos Estados do Brasil que tem uma das melhores coberturas de Bibliotecas Públicas, atendendo a cerca de 90% dos municípios. “A aquisição desses kits de modernização é importante para que os municípios fortaleçam o incentivo ao livro e a leitura”, destacou.

Em sua fala o governador Teotonio Vilela destacou a importância de entrega de acervo bibliográfico para cada município contemplado. “É uma satisfação realizar a entrega desses livros, pois livro significa tudo nas vidas das pessoas e é através dele que descobrimos outros universos e novas perspectivas.”, afirmou. Vilela ressaltou, ainda, a reabertura da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, que acontece nesta terça-feira, (25). O equipamento público foi totalmente restaurado e modernizado para acesso da população.