SAAE de Campo Alegre conta com mais de 30 poços artesianos que abastecem o município

Desde o início da atual gestão do município de Campo Alegre que a Prefeitura em parceria com o SAAE vem realizando várias ações que visam melhorar o sistema de captação e abastecimento de água me todo o município. O SAAE vem realizando com recursos próprios a substituição de bombas d’água, manutenção dos poços antigos e perfuração de novos poços para ampliação da rede de abastecimento, levando água encanada para as áreas mais distantes da cidade e abastecendo locais onde não havia fornecimento ou faltava água constantemente.

Na cidade, o sistema de abastecimento que antes era bastante defasado, passou a ser normalizado, com a interligação dos poços, levando água aos domicílios 24 horas por dia. As melhorias implantadas não se resumem a sede do município, pois as comunidades rurais também têm recebido uma atenção especial.

Uma das comunidades beneficiadas com a ampliação da rede foi o Alto do Vento, pequena comunidade localizada no Povoado Chã da Imbira. A população do pequeno vilarejo passou a contar com o líquido precioso em suas casas após a perfuração do poço artesiano, levando água encanada a todas as casas da comunidade.

O SAAE de Campo Alegre conta atualmente com uma equipe composta por 31 funcionários que trabalham para servir a população do município.

Despesas

A estrutura de abastecimento do município de Campo Alegre hoje conta com 34 poços artesianos que leva água aos domicílios dos campo-alegrenses, todos esses poços têm bombas hidráulicas resultando uma grande despesa mensal pelo consumo de energia elétrica. O município tem uma despesa mensal de mais de 45 mil reais somando as contas de energia de todos os poços artesianos para o funcionamento do serviço.

Atualmente o órgão cobra mensalmente por domicílio uma taxa fixa no valor de 12 reais. São emitidos aproximadamente 5 mil contas me todo município e distribuídas nos domicílios cadastrados no órgão.

De acordo com a direção do órgão, o número de inadimplência dos usuários ainda é muito grande, por conta disso, para manter a arrecadação para arcar com as despesas o SAAE já implantou o sistema de inclusão de usuários devedores no cadastro de negativados junto ao SPC e Serasa.