E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre e mais 13 cidades assinam plano para implantar coleta seletiva de lixo

Campo Alegre e mais 13 cidades assinam plano para implantar coleta seletiva de lixo

30.03.15

Quatorze municípios da região Sul de Alagoas assinaram, na manhã desta segunda-feira (30), adesão a um plano de coleta seletiva de resíduos sólidos. Quando a nova metodologia de recolhimento de lixo for implantada, mais de 500 mil habitantes dessa área do estado terão que mudar totalmente os hábitos. Ainda não há prazo definido para que a estratégia seja implantada efetivamente. Nos próximos meses, as cidades serão visitadas para iniciar o trabalho de educativo com a população.

A assinatura do plano aconteceu durante reunião com prefeitos e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ocorrida na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que tinha como objetivo discutir a implantação da coletiva seletiva de lixo nos municípios de Alagoas e a apresentação de um website especialmente desenvolvido para política de resíduos sólidos.

O plano de coleta seletiva abrange os municípios de Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás, Igreja Nova, Boca da Mata, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Coruripe e São Sebastião, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado (Conisul).

Ainda nesta manhã, foram aprovados os primeiros passos de implantação, que é a inserção da disciplina de educação ambiental nas escolas, além da produção de peças publicitárias para divulgação, visando à conscientização dos habitantes dessas localidades. Mesmo que ainda não tenha uma previsão para implantar o novo método, as visitas às cidades começam no final de abril e os consórcios de resíduos sólidos querem trabalhar para que a coleta tenha início no segundo semestre deste ano.

O programa coleta seletiva municipal é um grande desafio para o estado e uma das prioridades da gestão porque envolve a educação ambiental. O programa traz em seu contexto uma nova forma de gestão dos resíduos sólidos para evitar o despejo de resíduos em locais inapropriados.

O propósito da coleta seletiva nos municípios é mudar a conduta da população em relação ao descarte de resíduos, proporcionando a diminuição da contaminação do ambiente e inserção dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis neste processo.

Os secretários municipais de Campo Alegre Leonardo Monteiro (Agricultura e Meio Ambiente), Francisco Joaquim (Indústria e Comércio) e José Antônio Ferreira (Administração), além da prefeita Pauline Pereira e as técnicas Simone Marques e Cristina Roberto participaram da assinatura.

Notícias relacionadas

Secretaria de Agricultura realizou mais uma ação de vacinação assistida contra a AFTOSA 29.11.17 Prefeitura de Campo Alegre prepara fechamento do Lixão do município 08.11.17 Municípios do Conisul pactuam cronograma para encerramento dos lixões da Região Sul 07.11.17 Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas 31.10.17 CoopecMarca leva ações de conscientização sobre a coleta seletiva para a comunidade 26.09.17 Agricultura: Produtores participaram de mais um Dia de Campo sobre colheita da soja em Campo Alegre 20.09.17 Municípios consorciados do Conisul debateram parceria para tratamento dos resíduos sólidos urbanos 15.09.17 Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva 31.08.17 CoopecMarca registra crescimento e se consolidada como referência no serviço de reciclagem 19.07.17 Agricultores de Campo Alegre comemoram o sucesso da terceira colheita do feijão do Barriga Cheia 12.07.17 Secretaria de agricultura realizou dia de vacinação assistida contra Aftosa 27.05.17 Assentamentos em Campo Alegre recebem sementes do governo de Alagoas 17.05.17 Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Alegre recebeu bicicletas coletoras 03.05.17 Famílias recebem sementes para iniciar plantio do Programa Barriga Cheia 10.04.17 Na Casal autoridades debatem sobre a preservação ambiental do Rio Manimbú 31.03.17 Reunião na sede da Casal discute medidas emergenciais para o abastecimento de água em Campo Alegre 27.03.17 Em parceria com o estado e usinas Prefeitura lança 3ª edição do programa Barriga Cheia 25.03.17 Prefeitura de Campo Alegre comemora o Dia Mundial da água com realização de atividades 22.03.17 Campo Alegre têm situação de emergência reconhecida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil 19.03.17 Produtores rurais de Campo Alegre comemoram sucesso da primeira feira da agricultura familiar 02.02.17