E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento do Projeto Cata Mais

Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento do Projeto Cata Mais

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou na tarde desta quinta-feira (09), do lançamento do projeto estadual “Cata Mais”, no auditório do Palácio República dos Palmares. A ação é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Trabalho e tem o objetivo fortalecer as organizações de economia solidária e incentivar a prática da coleta seletiva no Estado. O Secretário Municipal de Agricultura de Meio Ambiente Leonardo Monteiro também participou do evento.

Os problemas trazidos pela grande quantidade de lixões, vulnerabilidade dos catadores, altos índices de poluição ambiental, baixo aproveitamento dos resíduos sólidos, escassez de projetos para a categoria e responsabilidade legal, fomentando a Lei 12.305/2010, são os alvos do programa.

Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego (Sete) investiu mais de R$ 7,3 milhões e mais de 2.800 catadores serão capacitados e beneficiados pelo projeto. Cooperativas e associações, que tratam do lixo, receberão máquinas, equipamentos de proteção individual (EPI) e passarão por melhorias estruturais. Essas ações fomentam a implantação da política de resíduos sólidos, abrangendo todo estado.

De acordo com secretário da pasta, Rafael Brito, o projeto visa atender cerca de 2.800 catadores de resíduos em todo estado, capacitando-os para a formação de associações e cooperativas. O Cata Mais também vai atuar na captação dos catadores para que eles passem a ser ligados a associações ou cooperativas, permitindo assim melhores possibilidades de geração de renda para a categoria.

O governador Renan Filho lembrou que este será um ano importante para a política de Resíduos Sólidos e garantiu que a aprovação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos pela Assembleia Legislativa deve acontecer até agosto.

Plano de ação

O primeiro passo do Programa Cata Mais será a identificação e cadastramento dos catadores. Posteriormente, uma assessoria será montada para formar e conscientizar seus integrantes sobre a importância da criação de associações e cooperativas. A expectativa é que técnicas de gerência sejam aplicadas e possibilitem que o número de empreendimentos voltados a esse setor sejam ampliados. As diretrizes do programa vão além da capacitação profissional. Ele visa a formação de agentes ambientes.

Notícias relacionadas

Instituto de Identificação de Campo Alegre registra mais de 3 mil emissões de identidades em 2017 03.01.18 Prefeitura de Campo Alegre e comércio local lançam mais uma edição da Campanha Compra Premiada 21.12.17 Trecho da AL 105 é recuperado atendendo solicitação da Prefeitura de Campo Alegre 19.12.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega certificados de cursos ofertados em parceria com o SENAI 12.12.17 Conselho Municipal dos direitos da Mulher realizou seminário pelo Fim da violência contra a mulher 06.12.17 Estudantes de Campo Alegre conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática 25.11.17 Secretaria de Educação realizou Seminário de experiências exitosas na educação infantil 24.11.17 Dia do Músico foi comemorado com Desfile de grupos musicais pelas ruas de Campo Alegre 23.11.17 Professores de educação física de Campo Alegre participaram de curso de atualização 02.10.17 Entrega da chave a Bebê prefeita marcou o encerramento das atividades da III Semana do Bebê 25.08.17 Mais recursos: Emendas parlamentares garantem recursos para custeio e construção de mais uma UBS 29.07.17 Prefeita Pauline participou de reunião no DER para debater ponto do projeto de duplicação da AL 220 27.06.17 Pauline Pereira assinou Adesão ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF 23.06.17 Prefeita, vice-prefeito e vereadores participam de inauguração da sede própria da Comunidade Gênesis 11.02.17 Vice-Prefeito James Matias assume prefeitura de de Campo Alegre por quinze dias 10.02.17 Centro de Educação Infantil Maria José realizou Formatura de turmas do Jardim II, os doutores do ABC 30.11.16 Prefeitura de Campo Alegre realizou a entrega das escrituras das casas do Conjunto Olavo Calheiros 17.02.16 Inauguração de duas quadras poliesportivas marca início do ano letivo 2016 em Campo Alegre 16.02.16 Combate ao Zika Virus: Secretaria de Saúde distribui repelentes para as gestantes de Campo Alegre 30.01.16 Prefeitura realiza melhorias na iluminação e implanta serviços da Guarda Municipal na Vila da Usina 19.08.15