Grupo de Gestantes participam de visita guiada a Unidade Mista Senador Arnon de Melo

29.04.15

A Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara Municipal, formada pelos vereadores (a) Kellyn Rafaella (PSB) - Presidente e Arquelino César (PC do B) - Membro, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Equipe do Hospital Senador Arnon de Melo, levaram para a Unidade Mista na manhã desta terça-feira (28) algumas gestantes campo-alegrenses que planejam realizar o parto na maternidade do próprio município. O objetivo foi fazer com que essas gestantes conhecessem de perto, antes do nascimento de seus bebês, toda a estrutura e detalhes de acomodações do hospital.

A visita foi realizada com o grupo de gestantes do CRAS, que teve a presença também de sua Coordenadora Isabela Larissa e da Assistente Social Sonnaly. O vereador Gilberto Correia (PP) também se fez presente na visita ao Hospital.

Antes das gestantes serem levadas a Unidade Mista Senador Arnon de Melo, as mesmas tomaram um café da manhã no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e logo após assistiram a uma palestra sobre as vantagens do parto normal, ministrada pelo enfermeiro e Coordenador de Atenção Básica, George Leite.

Em seguida, o grupo de futuras mamães foram conduzidas à UMSAM, onde foram recepcionadas pela Diretora Administrativa do Hospital, Betânia Guimarães e pela Enfermeira Obstétrica, Élida Sabrina dos Santos Silva.

As gestantes conheceram todo o fluxograma do hospital, desde a entrada, passando pela recepção, a sala de Pré-parto onde é feito o acolhimento que é o local que se realiza o primeiro atendimento da enfermagem, sendo examinada pela enfermeira e posteriormente pelo médico.

A visita prosseguiu passando pela Sala de Parto, que possui todos os equipamentos estruturais e permanentes com qualidade, na ocasião foi mostrado as gestantes a Cama de Parto, que é um importante fator de apoio para que as mamães possam desfrutar de um parto mais tranquilo, confortável e seguro, tanto para elas como paras os bebês, ela que é totalmente automática permitindo que a gestante fique em qualquer posição durante o trabalho e é utilizada somente para parto normal. E por fim a Sala de Pós-parto onde a mãe permanece com o bebezinho em alojamento conjunto.

Todos os pontos do hospital em que a gestante terá contato foram mostrados e orientados passo a passo, oportunidade em que elas puderam tirar as dúvidas que foram surgindo no decorrer da visita. Vale ressaltar que todas as salas encontram-se climatizadas e em condições humanizadas.

A Unidade Mista Senador Arnon de Melo tem como objetivo oferecer atendimento de qualidade conforme o PNH (Política Nacional de Humanização), como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Gerente de Recursos Humanos, Zuckerllan Bernadelli, a prefeita Pauline Pereira e a Secretaria Municipal de Saúde tem efetivado todas as ações em saúde na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, bem como, o hospital possui leitos humanizados e o corpo técnico dos profissionais são capacitados para atuar nos setores.

‘’Hoje, o Hospital Senador Arnon de Melo tem um cuidado especial com o nascimento das crianças, podendo oferecer segurança as gestantes, garantindo qualidade no parto natural’’ , afirmou a Gerente de Recursos Humanos.

Logo após a visita já foi possível ver os resultados através de relatos das gestantes e acompanhantes. “Agora perdi o medo”, “Não sabia que existia todo este cuidado com as mães e os bebês”, expôs com alegria e surpresa algumas das futuras mamães que presenciaram a visita.