Vacinação contra Influenza começou nesta segunda em Campo Alegre

04.05.15

Começou em Campo Alegre nesta segunda-feira (4), mais uma edição da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A campanha, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Imunização do município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre informa que a campanha de vacinação acontecerá no período de 04 a 22 de Maio, sendo o dia 09 de maio o dia “D”. A vacinação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2015. O objetivo dessa campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil.

A meta do município é vacinar o máximo possível de pessoas até o final da campanha. Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, grávidas em qualquer período da gestação, puerpéras (período de até 45 dias após o parto) e pessoas doentes com comprovação de receita médica ou declaração médica de cinco a 59 anos, devem tomar a vacina.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Andreza Matias, disse que a Influenza pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Procure a unidade de saúde mais próxima, você gestante, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, funcionários da saúde, idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, como doença respiratória crônica, doença cardíaca Crônica, doença renal crônica,doença hepática crônica, doença neurológica crônica, imunossupressão, transplantados, síndrome de Down.

No dia “D” Haverá vacinação em todos os postos de saúde, Secretaria de Saúde, hospital e na feira-livre da cidade e do Distrito de Luziápolis das 8:00 às 16:00 horas. Compareça, quem se vacina se protege da gripe.

CAMPANHA – A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação. Para a ação, que contará com filme para TV, spot para rádio, anúncio de revista, mobiliário exterior e peças para o ambiente online, o Ministério da Saúde investirá R$ 10 milhões.

Também está previsto a realização de um Dia D, no dia 09 de maio, para a mobilização nacional, em parceria com estados e municípios. As vacinas contra a gripe foram adquiridas por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório privado Sanofi. O acordo, intermediado pelo Ministério da Saúde, permitiu que Instituto Butantan dominasse todas as etapas de produção da vacina. Foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição das doses para a campanha deste ano.