Municípios da 5ª região de saúde participaram de palestras sobre o Fortalecimento da RAPS

Encontro aconteceu no Centro Social de Campo Alegre e contou com a realização de cinco importantes palestras

Durante a manhã desta terça-feira 05 de Maio, foi realizado no município de Campo Alegre um importante encontro dos municípios que compõem a 5ª Região de Saúde para debater o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS. O encontro que teve a realização de cinco palestras aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA. O evento com abordagem sobre um importante tema da sociedade reuniu profissionais de diversas áreas dos municípios participantes.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da equipe Técnica do CREAS, com o objetivo de divulgar os serviços, em especial, o da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil- UAi; a primeira unidade do Estado situada no distrito de Luziápolis - Campo Alegre - AL a receber crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos incompletos em situação de dependência química.

Logo na abertura do evento a prefeita Pauline Pereira destacou a importância do encontro para discutir um tema de interesse social que é o trabalho de recuperação Infanto Juvenil, reunindo os municípios da região.

Antes das palestras foi exibido dois vídeos apresentando para os presentes os serviços da primeira Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil de Alagoas, que encontra-se funcionando no Distrito de Luziápolis no município de Campo Alegre sendo referência para a região.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Luziápolis – UAi, psicóloga Ana Adélia Melo Rocha, que falou sobre o funcionamento da Unidade, quais os profissionais que compõe o serviço e quais os procedimentos para o atendimento na Unidade.

Ainda aconteceram outras palestras voltadas a temática da dependência química e do fortalecimento da rede com os profissionais: o psicólogo apoiador técnico da Gerência de Saúde Mental – GENSAM, Fabiano Barros Leirias, da Assistente social do CREAS, Sheila Érika, do conselheiro tutelar Luiz Inácio Junior e dos representantes das comunidades terapêuticas Gênesis e Nova Jericó, missionários Maciel Ferreira e Anderson Silva.

Sobre a UAi Luziápolis / Campo Alegre

A Unidade de Acolhimento Infanto - Juvenil - UAi é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos ( incompletos) de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Acolhe e oferece cuidados contínuos e de proteção para até 10 crianças e adolescentes, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A permanência no serviço é de caráter voluntário.

A Unidade atende a 5ª Região de Saúde que corresponde aos municípios de Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Boca da Mata, Junqueiro e Anadia.

O evento teve também a participação das secretárias Isys Roberta (assistência Social) e Tamiris Santos (Saúde), e os vereadores, José Correia (Jura), Alan do Lucinho e Kellyn Rafaella, conselheiros tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.