Secretários, vereadores e consultores do SEBRAE debatem sobre agricultura familiar em Campo Alegre

05.05.15

Na última quarta-feira (29), na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Campo Alegre, estiveram reunidos os vereadores Jeane Santos do Nascimento (Presidente da Câmara) e José Correia (Jura’), os secretários municipais, Leonardo Monteiro (Agricultura e Meio Ambiente) e Francisco Joaquim (Indústria e Comércio) juntamente com os consultores do SEBRAE Cintia Silva e Leandro Basílio com a finalidade de estudar a implantação de um Pólo da Agricultura Familiar no município de Campo Alegre para a produção de Hortifruti e outros alimentos.

O vereador Jura, autor da indicação que solicita a implantação de um Pólo da Agricultura Familiar, afirmou que, o município de Campo Alegre vive da monocultura da cana de açúcar e como se sabe, o setor passa por uma crise nunca vista, que consequentemente atinge a todos gerando desemprego e queda nas vendas do comércio e diminuição nas receitas do município.

Na oportunidade falou da necessidade de se buscar novas opções para geração de emprego e renda, sabendo-se que, a instalação de empresas em municípios como o nosso é difícil, devendo-se trabalhar a agricultura familiar buscando produzir alimentos que são consumidos pela população campo-alegrense. Ele afirmou que hoje mais de 90% dos produtos comercializados em nossas feiras livres, supermercados e quitandas vem de outro município Ex: batata, inhame, cenoura, tomate, melancia, abacaxi, alface, milho, frango e outros.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo Monteiro, falou sobre algumas ações que o município vem implementando junto aos pequenos agricultores para o aumento na produção de alimentos, como também na psicultura e na produção de leite.

Por sua vez, o secretário de Indústria e Comércio, Francisco Joaquim, afirmou que é necessário que se haja a diversificação da produção agrícola para que os produtos comercializados em nossas feiras livres sejam de origem do nosso município gerando emprego e renda para a população campo-alegrense.

A presidente da Câmara de Vereadores, Jeane Nascimento, alegou que o legislativo está sempre buscando sugestões para o desenvolvimento do município e que a agricultura familiar é o caminho para o fortalecimento da economia local.

Os consultores Leandro Basílio e Cintia Silva falaram sobre as possibilidades para que se faça um trabalho com a Associação de Agricultores na conscientização da importância do fortalecimento da entidade e que buscariam uma consultoria de um agrônomo para que seja feito um diagnóstico do que é possível produzir neste Pólo.

Dessa forma ficou acertado um cronograma de reuniões e ações a serem desenvolvidas no próximos dias.