E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeitura define reajuste salarial dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias de Campo Alegre

Prefeitura define reajuste salarial dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias de Campo Alegre

14.05.15

Valorização profissional: Um dia após apresentar proposta de reajuste para a educação, prefeita definiu reajuste para os ACS e ACE

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira 14, a prefeita Pauline Pereira recebeu representantes dos servidores públicos da saúde do município para discussão de temas relativos à saúde do município. Dentre os assuntos da pauta, a negociação para o reajuste salarial da categoria. A reunião foi presidida pela prefeita e também contou com as presenças de alguns vereadores.

A reunião teve início com a apresentação de alguns dados de arrecadação no município, como as quedas de repasses do FPM, e os dados de aplicação do SIOPE, assim como foi feito um comparativo de aumento de salário mínimo nos anos 2013, 2014 e 2015. Como também foram apresentados dados que comprovam o aumento das despesas do município com o aumento nas contas de combustível, energia entre outras despesas. Também foram apresentados relatórios mostrando os repasses ao fundo municipal de Saúde de Campo Alegre onde os dados do Fundo a Fundo comprovam a entrada de recursos apenas nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2015.

Durante a reunião a prefeita leu e respondeu a todas as reivindicações do sindicato representante da categoria o SINDAS/AL, representado por seu presidente maurício Sarmento.

Após a apresentação destes dados a prefeita Pauline Pereira apresentou a proposta de reajuste salarial de 6,5% para a categoria, ficando o salário base dos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde em R$ 1.079, onde ficou acordado que se a portaria do Ministério da Saúde for publicada será pago apenas a diferença. Por exemplo, se o Ministério publicar portaria determinando um reajuste de 12%, o município complementa a diferença de 5,5 %, considerando o reajuste de Maio de 2015 de 6,5 %. A proposta foi aceita por todos os presentes.

Outro tópico da reunião tratou da adequação do PCCR, onde ficou acordado que será feito uma portaria determinando a relação entre os cursos superiores, cursos técnicos e os cargos públicos do município. Outro debate foi relacionado a equiparação dos ACS e ACE relacionado ao PMAQ, onde foi proposto pela chefe do executivo que os 28 Agentes de Endemias fossem pagos pelos 60% da Prefeitura, ficando 155 reais para cada ACE, mais uma proposta aceita.

O ultimo assunto da pauta foi relacionado ao fornecimento de equipamentos de proteção – EPIS, ficando acordado que a Secretaria Municipal de Saúde irá junto ao setor de Licitação do município ampliar a oferta de protetores solares, como também a providência de novos fardamentos e bonés para os ACS e ACE.

A reunião contou com a participação da Secretária de Saúde Tamiris Santos, o secretário adjunto de saúde Regivan Farias, o secretário de administração José Antônio Ferreira, os vereadores: Jura, KEllyn e Jeane, e ainda participaram da reunião um Agente de Saúde representando cada unidade e quatro Agentes de Endemias.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17