E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Representantes do Sebrae e do Governo do Maranhão visitaram a Sala do Empreendedor de Campo Alegre

Representantes do Sebrae e do Governo do Maranhão visitaram a Sala do Empreendedor de Campo Alegre

15.05.15

Na ultima quinta-feira 07 de Maio, técnicos da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae do Estado do Maranhão e membros da Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, visitaram a Sala do Empreendedor do Município de Campo Alegre para conhecer a experiência local da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).  Eles participaram de uma reunião com a equipe que faz o serviço no município.

O secretário de Indústria e Comércio de Campo Alegre, Francisco Joaquim e os agentes de desenvolvimento local, recepcionaram os visitantes e passaram um pouco das experiências exitosas do município de Campo Alegre.

Redesim 

Criada em 2007, através da Lei nº 11.598, a Redesim tem como objetivo principal desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas em todo o território nacional. Ela é um sistema integrado que funciona através da internet, o que simplifica todos os procedimentos necessários referentes à legislação e licenciamento de empresas.

Em Alagoas, a ferramenta utilizada pela Redesim é o Portal Facilita Alagoas, através do endereço eletrônico http://www.facilita.al.gov.br/. São órgãos integrantes do sistema Redesim a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), secretarias municipais de Finanças, secretarias de Infraestrutura ou de Planejamento Urbano, Vigilância Sanitária estadual e municipal, secretarias de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

O Portal Facilita Alagoas tem por objetivo, além de facilitar a abertura e o fechamento de empresas, garantir mais segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor em todo esse processo. Também atua na busca pela redução da informalidade, aumento da competitividade, diminuição da burocracia e adequação das legislações municipais às leis federais que regulamentam a atividade empresarial.

Antes, o tempo médio para a abertura de uma empresa era de 120 dias. Hoje, com a Redesim em 100% dos municípios alagoanos, o tempo máximo de espera é de cinco dias úteis. A rede é administrada por um comitê gestor composto por órgãos e instituições dos governos federal, estadual e municipal.

Notícias relacionadas

Gincana em parceria com Sefaz garantiu 800 adesões à campanha da Nota Fiscal Cidadã 20.12.17 Representantes de Campo Alegre participaram do Encontro dos municípios com desenvolvimento local 14.12.17 Município de Campo Alegre voltou a oferecer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho 25.11.17 Representantes de Campo Alegre participaram da Feira do empreendedor 2017 25.10.17 Programa de Educação Fiscal expande atividades no município de Campo Alegre 19.10.17 Secretários de quatro municípios articulam ações do Fórum estadual de desenvolvimento econômico 17.10.17 Secretaria de Indústria e comércio promove reunião para debater educação fiscal 13.10.17 Secretário da Junta Militar participou de reunião sobre a metodologia de trabalho para o ano de 2018 09.10.17 Unidade do Juceal Express de Campo Alegre voltou a funcionar nesta Segunda-feira 02.10.17 Empreendedores de Campo Alegre participam da Oficina Sebrae de Empreendedorismo 15.08.17 Secretário Francisco Joaquim participou da posse dos chefes das Juntas Militares 14.08.17 Oficina Sebrae de Empreendedorismo será realizada em Campo Alegre na próxima semana 09.08.17 Secretaria de Indústria e Comércio e Sebrae realizaram encontro sobre compras governamentais 21.06.17 Técnicos da Vigilância Sanitária de Campo Alegre participam do Encontro Estadual 13.06.17 Secretário de Indústria e Comércio de Campo Alegre participou de encontro em Brasília 02.05.17 Município de Campo Alegre voltou a oferecer o serviço de emissão de Carteira de Trabalho 19.04.17 Prefeitura realiza entrega de certificados para alunos de 10 cursos realizados em parceria com SENAI 01.04.17 Prefeita Pauline Pereira assinou termo que visa estimular o empreendedorismo em Campo Alegre 27.03.17 Técnicas de Campo Alegre participaram de uma capacitação em Maceió promovida pela GVISA 18.03.17 Agente de Desenvolvimento de Campo Alegre participa de capacitação promovida pela Desenvolve 16.03.17