Milhares de fies participam da Solenidade de Corpus Christi em Campo Alegre e Luziápolis

06.06.15

O dia de Corpus Christi há 32 anos vem sendo uma das principais datas do calendário cultural e religioso do município de Campo Alegre. Uma tradição implantada no município no ano de 1983 vem crescendo a cada ano. A confecção do tapete é coordenada pela Igreja Católica e conta com a participação maciça da população de Campo Alegre, município localizado no agreste alagoano. Todos os anos a população realiza a confecção de um grande tapete decorativo, para na manhã do dia de Corpus Christi, a realização da tradicional procissão do tapete.

Este ano o evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 04 de Junho, onde uma multidão de fiéis participou da celebração da santa missa seguida da procissão. O evento católico já se tornou um dos principais acontecimentos no calendário cultural local.

Antes da procissão aconteceu a celebração da santa missa que como de costume, foi celebrada na Igreja de São Francisco pelo pároco da cidade, padre Cristiano Firmino Nóia e em seguida a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade enfeitadas pelos belos tapetes, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro da cidade.

O enorme tapete, com mais de 3,5 km de extensão, é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados. Durante o percurso, belas obras de arte, mensagens religiosas, textos bíblicos e desenhos da fé cristã, tudo com muita criatividade de artistas anônimos que, como misto de fé e tradição, vem mantendo a cada ano o lindo tapete.

Celebração em Luziápolis

Este ano também foi realizada uma grande celebração de Corpus Christi no Distrito de Luziápolis, onde centenas de fiéis lotaram a Quadra Poliesportiva da comunidade para assistir a Pregação com o cantor Tony Allysson e a celebração da Santa Missa realizada pelo Padre Genival Vicente. Houve ainda a realização de procissão até a Paróquia de Santa Luzia.

História

A confecção do tapete foi trazida ao município pelo professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A tradição começou timidamente em 1983, só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja. No ano seguinte, decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia, que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.

Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição. A Prefeitura Municipal todos os anos tem dado apoio da Prefeitura Municipal.

A prefeita Pauline Pereira e a deputada Jó Pereira prestigiaram o evento religioso, entre outras lideranças políticas da cidade e da região.

A festa de Corpus Christi este ano contou ainda com o show com o cantor católico Tony Allyson que lotou o pátio da folia.