Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou a VI Conferência Municipal de Saúde

09.07.15

A Conferência Municipal de Saúde discutiu a qualidade dos serviços como direito do povo campo-alegrense

Com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro’, a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (09), a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães e contou com um público de mais de 400 participantes.

Durante a abertura da conferência a prefeita Pauline Pereira destacou a importância da realização da conferência como um momento de debate coletivo sobre os anseios da população em relação às políticas da saúde pública municipal.

Pauline também fez um balanço dos vários avanços registrados na saúde de Campo Alegre como a ampliação das equipes de saúde da família, a Academia da Saúde, a implantação do Centro de Especialidades - CEO, as novas Unidades Básicas de Saúde, a reabertura da maternidade, a implantação do serviço de fisioterapia, a parceria com o Conisul, entre outros vários avanços.

Para a secretária municipal de saúde Tamiris dos Santos, a Conferência promove debates essenciais para a efetivação de resultados importantes na melhoria e na qualificação de serviços prestados à população. “A Conferência abre espaço de ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático, e este segmento deve ser compreendido com políticas públicas que levem à excelência no serviço”, destacou a secretária.

Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela assistente social da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Suely do nascimento Silva, que explanou sobre o tema central da Conferência, e, logo após, foram formados os grupos de trabalho para debater os eixos temáticos.

O temático da conferência contou com oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A Conferência Municipal de Saúde é o principal evento de saúde, realizado de quatro em quatro anos com o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação de uma melhor política de saúde. O evento reuniu agentes da saúde pública, usuários, vereadores, secretários municipais, entidades, instituições e sociedade civil.

Ao fim da conferencia municipal foram escolhidos os 04 delegados que irão representar o Município na Conferencia Estadual. O evento também contou com uma apresentação cultural com o Grupo Teatral Contadores de História de Campo Alegre.