E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou a VI Conferência Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou a VI Conferência Municipal de Saúde

09.07.15

A Conferência Municipal de Saúde discutiu a qualidade dos serviços como direito do povo campo-alegrense

Com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro’, a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (09), a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães e contou com um público de mais de 400 participantes.

Durante a abertura da conferência a prefeita Pauline Pereira destacou a importância da realização da conferência como um momento de debate coletivo sobre os anseios da população em relação às políticas da saúde pública municipal.

Pauline também fez um balanço dos vários avanços registrados na saúde de Campo Alegre como a ampliação das equipes de saúde da família, a Academia da Saúde, a implantação do Centro de Especialidades - CEO, as novas Unidades Básicas de Saúde, a reabertura da maternidade, a implantação do serviço de fisioterapia, a parceria com o Conisul, entre outros vários avanços.

Para a secretária municipal de saúde Tamiris dos Santos, a Conferência promove debates essenciais para a efetivação de resultados importantes na melhoria e na qualificação de serviços prestados à população. “A Conferência abre espaço de ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático, e este segmento deve ser compreendido com políticas públicas que levem à excelência no serviço”, destacou a secretária.

Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela assistente social da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Suely do nascimento Silva, que explanou sobre o tema central da Conferência, e, logo após, foram formados os grupos de trabalho para debater os eixos temáticos.

O temático da conferência contou com oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A Conferência Municipal de Saúde é o principal evento de saúde, realizado de quatro em quatro anos com o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação de uma melhor política de saúde. O evento reuniu agentes da saúde pública, usuários, vereadores, secretários municipais, entidades, instituições e sociedade civil.

Ao fim da conferencia municipal foram escolhidos os 04 delegados que irão representar o Município na Conferencia Estadual. O evento também contou com uma apresentação cultural com o Grupo Teatral Contadores de História de Campo Alegre.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17