Coordenador Nacional da Saúde Bucal realizou visita ao CEO de Campo Alegre

O município de Campo Alegre recebeu nesta terça-feira 14, a visita do representante do Ministério da saúde coordenador nacional de Saúde Bucal, Dr. Gilberto Pucca. O coordenador veio a Alagoas exclusivamente para em Campo Alegre realizar a efetivação dos serviços do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO. Local de referência para procedimentos complexos de odontologia e que amplia o acesso aos usuários da rede pública de saúde.

“Ficamos felizes em vê um CEO tão bem organizado e Unidades Básicas de Saúde de alto nível, esse é o modelo de SUS que idealizamos, ficamos felizes ao visitar um pequeno município do interior e vê que aqui a gestão tem compromisso com uma saúde pública de qualidade, assim deveria funcionar em todos os municípios do Brasil”, destacou Pucca.

O Centro de Especialidades Odontológicas chegou ao município através do Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal, programa do governo federal que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. A unidade recebeu o nome Centro de Especialidades Odontológicas Jane Fidélis Guimarães uma homenagem a primeira profissional de odontologia do município.

“Só conseguimos essa realização graças ao compromisso da prefeita Pauline Pereira com a saúde dos seus munícipes, Campo Alegre passou em sua gestão de 02 para 10 consultórios odontológicos, o que credenciou o município a ser contemplado com o CEO através do programa Brasil Sorridente”, destacou Tereza Cristina, coordenadora de Saúde Bucal do Município.

A equipe de profissionais do CEO é composta por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, além do pessoal do administrativo e recepção. A Unidade conta com quatro consultórios odontológicos, sala de esterilização, banheiros, copa e cozinha para o uso dos funcionários.

Diante de todos os investimentos na área de odontologia o município de Campo Alegre realiza um feito histórico para Alagoas sendo o primeiro município do estado a participar do Prêmio Brasil Sorridente.

Também participaram da visita o coordenador do Conselho Regional de Odontologia Dr. João Alfredo Tenório Lins Guimarães e a representante da Secretaria de Estado da Saúde gerente do Programa de Saúde Bucal da Sesau Maria de Lourdes, além da presidente da Câmara de Vereadores Jeane Nascimento, secretários municipais e profissionais da saúde.

Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população os seguintes serviços: Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; Periodontia especializada; Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; Endodontia; Atendimento a portadores de necessidades especiais.

O coordenador também participou de uma entrevista na Rádio Campo Alegre FM e destacou todos os avanços registrados na saúde pelo município de Campo Alegre.