Secretaria de Saúde realizou a II Capacitação Núcleo de Combate ao Tabagismo

23.07.15

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou nesta quarta-feira (22) a segunda capacitação para o tratamento de combate ao tabagismo, o evento foi realizado Centro Social de Campo Alegre - no CESCA, conduzido pelo Núcleo de Promoção da Saúde em parceria com a coordenação de Atenção Básica. A capacitação foi direcionada para os profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos das unidades básicas do município.

Esta capacitação foi realizada com objetivo de formar equipes pra se trabalhar nas unidades com grupos de pessoas que desejam parar de fumar. O programa já foi implantado no município desde 2014 com grupo piloto em 2015, onde 05 unidades básicas iniciaram os grupos de tratamento.

Nessa segunda capacitação foram apresentados os resultados desses grupos iniciais e avaliados como resultados positivos, por exemplo, a Unidade Básica Luiz Vieira Temóteo que foi o primeiro PSF a concluir o tratamento do primeiro grupo, onde um grupo de 15 fumantes 8 cessaram o uso do tabaco os outros 7 diminuíram consideravelmente a quantidade de tabaco diário. O depoimento desses ex-tabagistas foram importantes para o entendimento dos profissionais em relação à eficácia do tratamento e para credibilidade do programa.

Durante a formação foi apresentado todo história do tabaco desde o surgimento até os dias atuais, os efeitos deste produto no organismo das pessoas que fazem uso, os malefícios ocasionados pelo uso ativo ou passivo dessas substancias.

Durante o evento foram apresentadas várias abordagens sobre o tema com a participação de alguns profissionais que fora convidados para fortalecer o encontro. Participaram do encontro o educador físico Pedro Temóteo coordenador da Academia de Saúde, a Nutricionista Adriana e o Psiquiatra Dr, Jimy Carlisson que falou sobre o tratamento medicamentoso e apresentou o protocolo que será usado pelos médicos nas unidades. Foi esclarecido ainda pela Coordenadora de assistência Farmacêutica Camila Munhoz sobre o cadastro dos pacientes no Programa Horus que esse é o programa de dispensação dos medicamentos e de que forma esses medicamentos serão distribuídos.

Todos os profissionais presentes entenderam a importância de realizar o trabalho e saíram com o compromisso de iniciar as atividades em suas unidades.

Atualmente, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrente das doenças relacionadas ao tabaco.

O programa de combate ao tabagismo é uma preocupação mundial. O Município de Campo Alegre sempre atento com o estado de saúde da sua população investe em programas de saúde publica buscando fazer uma política não apenas curativas e sim um trabalho preventivo e de promoção, quanto mais se investe, melhores resultados são alcançados.