Campo Alegre realizou a sua I Conferência Municipal da Pessoa Idosa

30.07.15

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”, o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso de Campo Alegre realizou nesta quinta-feira 30, a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Campo Alegre. O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com uma participação maciça de idosos, integrantes dos grupos de convivência da Melhor Idade do município.

O objetivo do evento foi de debater questões ligadas à terceira idade e levantar propostas para melhorias na qualidade de vida dos idosos do município. Após a leitura e aprovação do regimento da Conferência, o tema central foi explanado em uma palestra ministrada pela Assistente Social Jonorete Benedito de Carvalho, que também respondeu algumas perguntas dos participantes no momento de debate do tema.

O tema central da conferência foi dividido em três grupos de trabalhos onde aconteceram os debates nos eixos temáticos: Gestão (programas, projetos, ações, campanhas e serviços realizados pelos três níveis de governo: municipal, estadual e federal); Financiamento (Fundos e orçamentos disponíveis na aplicação de políticas voltadas aos idosos); Participação (o empoderamento do idoso).

De acordo com a Presidente do Conselho do Idoso – José Gonçalo Moura, a população idosa de Campo Alegre está bastante ativa, “Isso a gente vê nessa primeira conferência que está lotada, nas reivindicações dos idosos que são sempre pertinentes e também nas participações deles em todos os nossos eventos e ações realizadas para os idosos”, destacou Moura.

“Precisamos dar mais valor à pessoa idosa, que muitas vezes não recebe atenção e carinho até mesmo dentro de suas casas. A Conferência ajuda a garantir os direitos a eles, por isso à importância deste ato, ferramenta que proporciona as condições de diálogo, de consenso, da atualização e direcionamento das demandas relacionadas ao idoso” destacou a secretária Jane Meire Matias.

O representante do Ministério Público promotor Dr. Andresson Charles Silva Chaves, destacou as diversas ações desenvolvidas voltadas para os idosos do município, o que vem proporcionando momentos de lazer, diversão e valorização dos integrantes da Melhor Idade campo-alegrense.

A Conferência contou também com a participação de vereadores, secretários municipais, o procurador do município José Maria filho, representantes do INSS, associações, sociedade civil e uma grande participação de idosos que participaram ativamente das ações já desenvolvidas para os idosos do município.

O evento contou ainda com a participação da Filarmônica Emeriato Pereira e as apresentações culturais do Pastoril da Melhor Idade e do Grupo das Baianas da Melhor Idade, grupos formados por Idosas atendidas pelos grupos de convivências de idosos do município.