E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre realizou a sua I Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Campo Alegre realizou a sua I Conferência Municipal da Pessoa Idosa

30.07.15

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”, o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso de Campo Alegre realizou nesta quinta-feira 30, a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Campo Alegre. O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com uma participação maciça de idosos, integrantes dos grupos de convivência da Melhor Idade do município.

O objetivo do evento foi de debater questões ligadas à terceira idade e levantar propostas para melhorias na qualidade de vida dos idosos do município. Após a leitura e aprovação do regimento da Conferência, o tema central foi explanado em uma palestra ministrada pela Assistente Social Jonorete Benedito de Carvalho, que também respondeu algumas perguntas dos participantes no momento de debate do tema.

O tema central da conferência foi dividido em três grupos de trabalhos onde aconteceram os debates nos eixos temáticos: Gestão (programas, projetos, ações, campanhas e serviços realizados pelos três níveis de governo: municipal, estadual e federal); Financiamento (Fundos e orçamentos disponíveis na aplicação de políticas voltadas aos idosos); Participação (o empoderamento do idoso).

De acordo com a Presidente do Conselho do Idoso – José Gonçalo Moura, a população idosa de Campo Alegre está bastante ativa, “Isso a gente vê nessa primeira conferência que está lotada, nas reivindicações dos idosos que são sempre pertinentes e também nas participações deles em todos os nossos eventos e ações realizadas para os idosos”, destacou Moura.

“Precisamos dar mais valor à pessoa idosa, que muitas vezes não recebe atenção e carinho até mesmo dentro de suas casas. A Conferência ajuda a garantir os direitos a eles, por isso à importância deste ato, ferramenta que proporciona as condições de diálogo, de consenso, da atualização e direcionamento das demandas relacionadas ao idoso” destacou a secretária Jane Meire Matias.

O representante do Ministério Público promotor Dr. Andresson Charles Silva Chaves, destacou as diversas ações desenvolvidas voltadas para os idosos do município, o que vem proporcionando momentos de lazer, diversão e valorização dos integrantes da Melhor Idade campo-alegrense.

A Conferência contou também com a participação de vereadores, secretários municipais, o procurador do município José Maria filho, representantes do INSS, associações, sociedade civil e uma grande participação de idosos que participaram ativamente das ações já desenvolvidas para os idosos do município.

O evento contou ainda com a participação da Filarmônica Emeriato Pereira e as apresentações culturais do Pastoril da Melhor Idade e do Grupo das Baianas da Melhor Idade, grupos formados por Idosas atendidas pelos grupos de convivências de idosos do município.

Notícias relacionadas

Secretaria da mulher realiza mobilização pela campanha 16 dias de ativismo 04.12.17 Mulheres de Campo Alegre participam de aula inaugural dos novos cursos do Programa Mulheres Mil 30.11.17 Campo Alegre realizará o I Seminário pelo fim da violência contra a mulher 23.11.17 Confira a lista das candidatas selecionadas para os cursos do Programa Mulheres Mil 31.10.17 Secretarias municipais desenvolvem o Projeto sorriso saudável na Terceira Idade 27.10.17 Programa Mulheres Mil abre inscrições para novas turmas em Campo Alegre 25.10.17 Idosos de Campo Alegre participam de atividades em comemoração ao Dia do Idoso 04.10.17 Gestantes do Projeto Mamãe Coruja recebem kits maternidade no encerramento de mais um grupo 21.09.17 Gestantes acompanhadas pelo Projeto Mamãe coruja participam de visita a maternidade da UMSAM 13.09.17 Secretaria da Mulher realizou ações da Campanha Agosto lilás - 11 anos da Lei Maria da Penha 01.09.17 Membros do Conselho dos Direitos da Mulher participaram do Seminário Mulheres no Poder 31.08.17 Dia da gestante: Gestantes do Projeto Mamãe Coruja participaram de ação e visita a maternidade 16.08.17 Idosos participantes do projeto “Dedinho de Prosa” participaram de visita ao Engenho Caraçuípe 27.07.17 Encontro marca o início das atividades do segundo grupo de gestantes do Projeto Mamãe Coruja 27.07.17 Prefeita Pauline Pereira participa da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres 05.07.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega de equipamentos para pacientes especiais 17.05.17 Mamãe Coruja: Secretaria da mulher realizou o encerramento do primeiro grupo de gestantes 2017 28.04.17 Semana da Mulher 2017: Palestras, cinema cultural e cursos foram oferecidos para as campo-alegrenses 10.03.17 Prefeita Pauline e deputada Jó Pereira participaram de sessão em homenagem as mulheres 10.03.17 Prefeitura divulga a Programação da Semana da Mulher 2017 em Campo Alegre 02.03.17