Produtores de Campo Alegre iniciam a colheita do feijão do programa Barriga Cheia

04.08.15

Dezenas de produtores rurais do município de Campo Alegre participaram nesta terça-feira 04, do evento que marcou o início da colheita do feijão plantado através do programa barriga Cheia. O evento aconteceu na região da Fazenda Santa Justina e contou com uma grande feijoada feita para comemorar os resultados positivos do programa. O programa foi implantado no município através de uma iniciativa fruto da parceria entre Governo Municipal, Governo de Alagoas e Usina Porto Rico.

De acordo com o secretário de Agricultura Leonardo Monteiro, nesse primeiro ano o programa contemplou 170 famílias que cultivaram feijão em uma área de terras de aproximadamente 200 hectares cedidos pela Usina Porto Rico. O secretário acrescentou que já existe um compromisso firmado para que no próximo ano o programa mais uma vez seja realizado no município contemplando ainda mais famílias.

“Não conseguimos saber quantas toneladas de feijão produzimos nessa área, porque ele está sendo colhido e vendido logo, ou levado para casa pelos agricultores. O que podemos dizer é que o Barriga Cheia teve grande êxito no município”, disse.

Joãozinho Pereira destacou a importância do fortalecimento das parcerias entre governo municipal, governo estadual e a iniciativa privada para o fortalecimento da agricultura da região.

“Quatro meses atrás, alguns pessimistas diziam que as sementes não iam chegar ao agricultor familiar. A prova está aqui. E as sementes chegaram do Litoral ao Sertão. Isso se deve também ao espírito empreendedor do secretário Álvaro Vasconcelos, que é um homem do campo. Nesta região, todas as prefeituras estão de portas abertas para as ações do Governo”, afimou o ex-deputado.

O secretário de agricultura do estado Álvaro Vasconcelos destacou, “ficamos felizes em vê que o nosso objetivo de promover a geração de renda e a inclusão produtiva junto às famílias teve um resultado além do esperado, e o nosso compromisso com o município não para por aqui”, destacou o secretário.

O evento da colheita contou com a presença do secretário de Agricultura do Estado de Alagoas Álvaro Vasconcelos, o secretário municipal de agricultura Leonardo Monteiro, o representante da Usina Porto Rico Carlos Monteiro, Joãozinho Pereira que representou a deputada Jó Pereira, o vice-prefeito James Matias representando a prefeita Pauline Pereira, Secretários municipais, vereadores e dezenas de pequenos produtores rurais que fizeram parte do programa.

Durante o evento o município também foi contemplado com uma moto cedida pelo Governo de Alagoas para ajudar o município na promoção de assistência técnica aos pequenos produtores campo-alegrenses.