Campanhas preventivas deixam Campo Alegre fora das áreas epidêmicas de dengue

10.08.15

As frequentes campanhas e ações de combate ao mosquito da dengue no município de Campo Alegre tem tido resultados importantes. Na ultima semana a Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, divulgou um panorama das doenças causadas pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti) em Alagoas.

O levantamento tem como base os números apurados este ano no período entre 1 de janeiro e 7 de agosto. O número de casos com suspeita de dengue até agora foram de 17.738 mil, um aumento de 70% em relação ao ano passado. Quatro casos do zika vírus foram confirmados. Porém, a febre chikungunya não foi diagnosticada no estado, segundo os dados.

No levantamento foram mostradas as cidades onde existe um alto índice de dengue, isso devido a falhas operacionais no combate ao mosquito transmissor da doença.

O município não aparece entre as cidades com alto índice de dengue, isso devido as constantes ações como os mutirões de limpeza, o trabalho de coleta seletiva realizado pela cooperativa, o trabalho dos agentes de endemias, e a participação da população que se preocupa com o combate a doença.

Para o sucesso das campanhas, é muito importante que população receba bem os agentes de endemias, e que possam colocar em prática as orientações que recebem adotando medidas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações no combate ao mosquito. Já foram realizados mutirões no distrito de Luziápolis, sede do município, Usina Porto Rico, Povoado Chã da Imbira e demais localidades, sendo é feito um trabalho porta aporta onde os profissionais envolvidos passam orientações para os moradores sobre os riscos da doença e de como fazer para evitar que as casas, muros e terrenos baldios se transformem em focos do mosquito da dengue.

Os mutirões são realizados com o intuito de chamar a atenção da população a cerca de intensificar o controle do mosquito da dengue. Medidas simples que realizadas todos os dias podem evitar que o mesmo possa reproduzir-se e comprometer a saúde da população.

Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17 Ação faz parte da Campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização e prevenção ao suicídio Testes rápidos de dengue e chikungunya passam a ser oferecidos em Campo Alegre 03.09.17 Testes rápidos de dengue e chikungunya passam a ser oferecidos em Campo Alegre Controle social: Conselheiros municipais de saúde de Campo Alegre participam de capacitação 03.09.17 Controle social: Conselheiros municipais de saúde de Campo Alegre participam de capacitação Prefeitura realiza implantação do prontuário eletrônico em todas UBS de Campo Alegre 03.09.17 As emendas também garantiram a compra de Tabletes para 95 Agentes Comunitários de Saúde do município Base do Samu de Campo Alegre comemora 07 anos de funcionamento e recebe nova ambulância 31.08.17 Base do Samu de Campo Alegre comemora 07 anos de funcionamento e recebe nova ambulância Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo 31.08.17 Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre realiza reunião ordinária 30.08.17 Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre realiza reunião ordinária Prefeitura de Campo Alegre promove curso de capacitação de Humanização nos serviços em saúde 26.08.17 Prefeitura de Campo Alegre promove curso de capacitação de Humanização nos serviços em saúde Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Plano de Gestão do Trabalho 26.08.17 Profissionais da área de saúde de Campo Alegre participam de capacitação sobre Plano de Gestão do Trabalho Ação conjunta recolhe grande quantidade de caramujos na Usina Porto Rico, em Campo Alegre 25.08.17 Ação conjunta recolhe grande quantidade de caramujos na Usina Porto Rico, em Campo Alegre Secretaria de Saúde inicia curso para agentes comunitários de saúde do município 19.08.17 Secretaria de Saúde inicia curso para agentes comunitários de saúde do município Técnicos do CAPS e Uai participaram de capacitação 19.08.17 Técnicos do CAPS e Uai participaram de capacitação Cuidado com as pessoas: Secretaria de Saúde realiza mais uma entrega de fraldas geriátricas 19.08.17 Cuidado com as pessoas: Secretaria de Saúde realiza mais uma entrega de fraldas geriátricas Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participam de capacitação 16.08.17 Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participam de capacitação Campo Alegre recebe estagiários de odontologia da Universidade Federal de Alagoas 07.08.17 A parceria com o município fortalece o vinculo da educação e da saúde publica Prefeita Pauline Pereira busca mais investimentos para o município no Ministério da Saúde 04.08.17 Prefeita Pauline Pereira busca mais investimentos para o município no Ministério da Saúde Secretaria de Saúde realizou mutirão de combate a dengue e endemias no Assentamento de Trabalhadores 02.08.17 Secretaria de Saúde realizou mutirão de combate a dengue e endemias no Assentamento de Trabalhadores Belo Horizonte Secretaria de saúde realizou encerramento da Campanha de prevenção e tratamento das Hepatites Virais 01.08.17 Secretaria de saúde realizou encerramento da Campanha de prevenção e tratamento das Hepatites Virais Prefeita Pauline Pereira pede apoio ao Ministro da Saúde para projetos do Conisul 26.07.17 Prefeita Pauline Pereira pede apoio ao Ministro da Saúde para projetos do Conisul Equipe do Programa Melhor em Casa ofereceu capacitação para os cuidadores dos pacientes 25.07.17 Todos os cuidadores dos pacientes acamados que recebem o atendimento pelo programa participaram do curso.