E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campanhas preventivas deixam Campo Alegre fora das áreas epidêmicas de dengue

Campanhas preventivas deixam Campo Alegre fora das áreas epidêmicas de dengue

10.08.15

As frequentes campanhas e ações de combate ao mosquito da dengue no município de Campo Alegre tem tido resultados importantes. Na ultima semana a Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, divulgou um panorama das doenças causadas pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti) em Alagoas.

O levantamento tem como base os números apurados este ano no período entre 1 de janeiro e 7 de agosto. O número de casos com suspeita de dengue até agora foram de 17.738 mil, um aumento de 70% em relação ao ano passado. Quatro casos do zika vírus foram confirmados. Porém, a febre chikungunya não foi diagnosticada no estado, segundo os dados.

No levantamento foram mostradas as cidades onde existe um alto índice de dengue, isso devido a falhas operacionais no combate ao mosquito transmissor da doença.

O município não aparece entre as cidades com alto índice de dengue, isso devido as constantes ações como os mutirões de limpeza, o trabalho de coleta seletiva realizado pela cooperativa, o trabalho dos agentes de endemias, e a participação da população que se preocupa com o combate a doença.

Para o sucesso das campanhas, é muito importante que população receba bem os agentes de endemias, e que possam colocar em prática as orientações que recebem adotando medidas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações no combate ao mosquito. Já foram realizados mutirões no distrito de Luziápolis, sede do município, Usina Porto Rico, Povoado Chã da Imbira e demais localidades, sendo é feito um trabalho porta aporta onde os profissionais envolvidos passam orientações para os moradores sobre os riscos da doença e de como fazer para evitar que as casas, muros e terrenos baldios se transformem em focos do mosquito da dengue.

Os mutirões são realizados com o intuito de chamar a atenção da população a cerca de intensificar o controle do mosquito da dengue. Medidas simples que realizadas todos os dias podem evitar que o mesmo possa reproduzir-se e comprometer a saúde da população.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17