E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Campo Alegre recebe visita do Ministério da Saúde e investe em novas abordagens contra a AIDS

Campo Alegre recebe visita do Ministério da Saúde e investe em novas abordagens contra a AIDS

17.08.15

Com o objetivo de reduzir as morbimortalidades por HIV-AIDS e outras IST’s no município de Campo Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita da Assessoria Técnica do Ministério da Saúde, a enfermeira Joseli Araújo. O evento foi provido pela gerência de IST/AIDS da Secretaria de Estado de Alagoas, representado por Mona Lisa Goes. Os debates evidenciaram a necessidade de recrudescer o tratamento do HIV na atenção primária, também como estratégia de reduzir a transmissão vertical.

Segundo Mona Lisa Goes, a estragégia pretende dar continuidade ao segmento do paciente após as testagens que estão sendo realizadas na atenção básica. A gerente acrescentou: "Este é uma ganho imensurável para Campo Alegre, como também para as crianças e famílias de todo município. Reduzir com a epidemia da AIDS é possível e esperamos que Campo Alegre seja o primeiro de muitos municípios pela frente a buscar esta estratégia para Atenção Primária e a consecutiva eliminação da epidemia entre as crianças.”

Além da presença dos representantes do Estado e União e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, o encontro teve participação de vários segmentos do município na luta contra AIDS, como equipes de saúde da família, representantes da assistência social, assistência farmacêutica e outros departamentos.

"Eliminar a transmissão de um vírus é uma das maiores conquistas possíveis em saúde pública", afirmou George Leite, Coordenador da Atenção Primária à Saúde do Município de Campo Alegre. "Esta é uma grande vitória em nossa longa luta contra o HIV e as doenças sexualmente transmissíveis, e um passo importante no sentido de ter uma geração livre da AIDS", concluiu.

O desafio

Todos os anos, mundialmente, cerca de 1,4 milhões de mulheres que vivem com HIV engravidam. Se não forem tratadas, a chance de transmissão do vírus para seus filhos durante a gravidez, o parto ou a amamentação é de 15-45%.

No entanto, esse risco cai para pouco mais de 1% se medicamentos antirretrovirais forem dados para as mães e as crianças durante estas etapas em que a infecção pode ocorrer. O número de crianças que nascem anualmente com o HIV caiu quase pela metade desde 2009 - saindo de 400 mil em 2009 para 240 mil em 2013. Mas a intensificação dos esforços será necessária para atingirmos o objetivo global de menos de 40 mil novas infecções em crianças por ano até o fim de 2015.

Quase 1 milhão de mulheres grávidas em todo o mundo são infectadas com sífilis anualmente. Isso pode resultar em abortamento, em feto natimorto, em morte neonatal, ou em bebês com baixo peso ao nascer e/ou com infecções neonatais graves. No entanto, a testagem e o tratamento, como a penicilina, que são simples, efetivos e de baixo custo durante a gravidez, podem eliminar a maioria dessas complicações.

A Prefeitura de Campo Alegre, junto à Secretaria Municipal de Saúde e setores cooperados, tem a perspectiva de reduzir para 0 (zero), a transmissão vertical por sífilis e manter em Zero a transmissão vertical pelo HIV. Além dessa conquista, a nova estratégia visa a testagem de 90% da população chave, como também o acompanhamento e tratamento de 90% dos pacientes diagnosticados. Tais metas pertencem aos Objetivos do Milênio para a Organização Mundial de Saúde na redução da transmissão por HIV.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17