Melhor em Casa leva serviços de saúde domiciliar para pacientes acamados em Campo Alegre

18.08.15

O Programa Melhor em Casa é um sistema de tratamento médico hospitalar domiciliar que aos poucos está sendo implantado nos municípios de Alagoas e em todo o território nacional para atender os doentes crônicos os idosos os pacientes em recuperação de cirurgias e as pessoas com necessidades de reabilitação; tendo como ponto principal a incapacidade do paciente se locomover até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, e a partir do diagnóstico em saúde, que são baseados nos indicadores de saúde serão organizados os serviços em cada localidade.

Estes pacientes passam a ter visitas regulares de equipes multiprofissionais em suas próprias casas recebendo medicamentos e instrumentos necessários para suas vidas, gratuitamente pelo município tudo isso perto do bem estar do domicilio, um atendimento perto de seus familiares e protegidos dos riscos de infecções e outras pressões psicológicas causadas por hospitais sobrecarregados.

Pioneiramente no Estado de Alagoas a atenção domiciliar odontológica é uma realidade para muitos pacientes admitidos no programa Melhor em Casa do município de Campo Alegre e está sendo conseguida através da iniciativa da gestão municipal que mostrou-se comprometida com a saúde de sua população investindo em programas como o Melhor em Casa, e contemplando a odontologia no quadro de profissionais comprometidos com a atenção domiciliar levando a assistência hospitalar ao conforto do seu lar, prestando uma atenção redobrada para pacientes que outrora superlotavam os hospitais locais.

A odontologia outrora considerada inacessível para este público em especifico, os pacientes considerados especiais por suas debilidades físicas ou mentais não tinham atendimento odontológico pelo simples fato de não poderem se locomover ao consultório, agora podem contar com esse atendimento em casa, neste caso a inovação está no fato de promover a inclusão desse público trazendo um atendimento completo odontológico e devolvendo funcionalidade no mastigar e porque não promovendo a retomada do sorriso ao paciente.

Outra inovação está no fato de levar o consultório odontológico onde o paciente se encontrar, isso é na casa do mesmo, e desenvolver o atendimento assistencial e preventivo na maioria de suas especialidades, como Exodontia (extração dentária); Raspagem supra e subgengival e profilaxia (Limpeza); Obturações e até a moldagem para confecção de próteses, objetivando oferecer cuidados orais que enfatizem o conforto do paciente; proporcionar um alívio da dor ou o não agravamento dos sintomas de lesões orais; conseguir um ambiente de boca limpa para reduzir o mau hálito, reabilitando e devolvendo a funcionalidade melhorando a alimentação através da mastigação correta promovendo saúde Bucal e primando pela qualidade de vida e autoestima por parte dos usuários.

O Programa Melhor em Casa em Campo Alegre conta com os seguintes profissionais: 01 médico, 02 enfermeiras, 02 técnicos de enfermagem, 01 assistente social, 02 fisioterapeutas, 02 nutricionistas, 01 dentista, 01 ASB (Auxiliar de Saúde Bucal), 01 psicólogo e 01 motorista.

A equipe atualmente vem acompanhando permanentemente 62 pacientes no município, onde destes são 38 idosos. São atendidos em média por dia 05 pacientes por profissionais totalizando 35 visitas diárias, o que corresponde a 58% da totalidade de pacientes. Os pacientes assistidos são: 30 pacientes na sede do município, 20 pacientes em Luziápolis, 08 pacientes no Povoado Chã da Imbira e 04 pacientes na Usina Porto Rico.