E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de Saúde de Campo Alegre intensifica campanha de vacinação contra poliomielite

Secretaria de Saúde de Campo Alegre intensifica campanha de vacinação contra poliomielite

18.08.15

A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação teve início em Campo Alegre no último sábado dia 15, e segue até 31 de agosto, em todas as unidades básicas de saúde da cidade, povoados e Distrito de Luziápolis. Os pais que tem crianças com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos em casa precisam ficar atentos e fazer sua parte.

A vacinação está sendo realizada também nas escolas e creches da rede municipal de ensino que atendem crianças dentro da faixa de idade de imunização.

Além das gotinhas contra a pólio, os pais podem checar se há algum atraso no calendário de vacinação dos filhos. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças devem recebem 11 vacinas ao longo dos primeiros quatro anos de vida, totalizando 25 doses, incluindo os reforços.

Enquanto a vacinação contra a poliomielite é voltada a crianças com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos, a campanha multivacinal contempla todas as crianças com 5 anos incompletos. Para vacinar o filho, os pais devem procurar uma unidade básica de saúde e apresentar a carteira de vacinas da criança.

“Esse é um momento muito importante para a saúde das crianças. Não se trata apenas de cuidado com a pólio, mas também com várias doenças às quais as crianças,  estão suscetíveis. As nossas equipes estão orientadas a verificar a carteira de vacinação de cada uma que procurar nossas unidades. Caso uma vacina não tenha sido dada, os pais serão avisados e os filhos poderão ser imunizados”, destacou a coordenadora municipal de imunização Andreza Leão Matias.

Ainda de acordo com a coordenadora em três dias de Campanha já foram vacinadas 1.313 crianças onde a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 3.800 crianças a ser vacinadas.

Erradicação da doença

Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o 26º livre da doença no país. Em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve uma redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 124 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão).

No Brasil, foram notificados 2.564 casos de poliomielite em 1979 e 1.290 em 1980, quando se iniciaram as campanhas nacionais de vacinação. Em 1981, foram apenas 122 casos notificados. Em 1989, foram registrados os últimos casos no Brasil, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.

A doença

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17