II Pré-conferencia reuniu mulheres para debater políticas em preparação para Conferência da Mulher

04.09.15

Nesta sexta-feira 04 de setembro, foi realizado no Centro Social de Campo Alegre - CESCA a segunda Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo Alegre – CMPMCA. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre – CESCA. A pré-conferência contou com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos governamentais, representantes do legislativo, vereadoras Kellyn Rafaella e Jeane Nascimento e o vereador G Correia, conselheiros e lideranças femininas. Na ultima terça-feira dia 1° de setembro foi realizada a pré-conferencia em Luziápolis.

A pré-conferência foi conduzida pelas Assistentes Sociais Roberta Braga e Izabella Larissa, onde primeiramente explicaram o objetivo da Conferência e a sua importância, e logo após as mesmas explicaram o tema e os eixos que serão discutidos na Conferência.

A Conferência é inédita no município e acontecerá no dia 22 de setembro de 2015, tendo como tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, o qual será dividido nos eixos temáticos: I – Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres em âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: V- Estratégias de Enfrentamento á violência em suas múltiplas faces (eixo escolhido pelo CDIM).

A Secretaria Municipal da Mulher e Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das mulheres Jane Meire Matias esclareceu sobre a importância da mulher e da sua atuação junto às políticas públicas e ressaltou que a conferência é o momento de construção e implementação de políticas que venham de encontro com a garantia dos direitos da mulher no município, estado e país.

O principal objetivo das pré-conferências é discutir, junto à comunidade, as prioridades locais para a formulação de políticas públicas direcionadas às mulheres e levantar propostas que deverão ser debatidas e aprovadas na I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.

As pré-conferências é um dos passos para os debates antes da realização da 1ª Conferência Municipal de políticas de Campo Alegre que será realizada no dia 22 de setembro.