Ações realizadas na Unidade de Saúde Luiz Vieira marcam abertura do Outubro Rosa em Campo Alegre

01.10.15

O município de Campo Alegre iniciou nesta quinta-feira 1° de Outubro as ações voltadas para a campanha do Outubro Rosa. A abertura do mês de atividades voltadas para as mulheres aconteceu na Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temoteo, onde um grupo de 50 mulheres que são atendidas na área de cobertura da unidade participou de algumas ações.

Os profissionais da Unidade realizaram uma palestra voltada para educação em saúde enfatizando a importância da realização de citologia oncótica e da mamografia.

Participaram da ação a Secretária de Saúde Tarimis dos Santos, as vereadoras Jeane Nascimento e Kellyn Rafaella, e a professora diretora da escola Municipal Senador Rui Palmeira Dulce Matias. A secretária Tamires parabenizou a iniciativa da Unidade de Saúde enfatizando a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

A enfermeira Louise Matias informou que a unidade solicitou a realização de mamografia de rastreamento para as mulheres a partir de 40 anos e foi marcado um mutirão de citologia para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Na ação as mulheres também participaram de um coquetel servido pela unidade. O mutirão acontecerá no período de 02 a 09 de outubro na própria unidade.

Um dos principais objetivos do outubro Rosa é a realização de campanha preventiva contra o Câncer de mama (Outubro Rosa) com objetivo de sensibilizar e alertar a população campo-alegrense sobre a importância da realização dos exames preventivos; os primeiros sinais do câncer de mama nas mulheres e nos homens; os primeiros cuidados; tratamentos; as consequências da doença; a recuperação bem como a importância do apoio familiar.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

A programação do Outubro Rosa seguirá até o final do mês nos postos de saúde do município com atividades voltadas a prevenção do câncer  como palestras, acompanhamentos, entre outros.