Prefeitura inicia campanha do Novembro Azul, com destaque para prevenção do câncer de próstata

03.11.15

Intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretária Municipal de Saúde já iniciou a campanha Novembro Azul. O Novembro Azul este ano toma como base o documento 001/2015 do Ministério da Saúde, que orienta os estados e municípios sobre o planejamento das ações voltadas à saúde do homem.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém ações e serviços voltados a esse público ao longo de todo o ano, mas durante este mês as ações estão sendo intensificadas nas unidades de saúde e em toda a rede de atenção à saúde, integrando ações de vigilância, promoção, prevenção e assistência, dialogando com diversas secretarias da Prefeitura Municipal e sociedade.

A campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

Câncer de Próstata – Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Equipe do Programa Melhor em Casa ofereceu capacitação para os cuidadores dos pacientes 25.07.17 Todos os cuidadores dos pacientes acamados que recebem o atendimento pelo programa participaram do curso. Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo 17.07.17 Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo Construção de mais uma UBS no Distrito Luziápolis já está com obras em andamento 06.07.17 Construção de mais uma UBS no Distrito Luziápolis já está com obras em andamento Maternidade de Campo Alegre registra número recorde de nascimento de crianças no mês de Junho 04.07.17 Maternidade de Campo Alegre registra número recorde de nascimento de crianças no mês de Junho CAPS de Campo Alegre realizou Assembleia Geral com participação de usuários e familiares 03.07.17 CAPS de Campo Alegre realizou Assembleia Geral com participação de usuários e familiares Secretaria de Saúde realizou ações durante a Semana do Combate as Drogas 03.07.17 Secretaria de Saúde realizou ações durante a Semana do Combate as Drogas Prefeitura realizará inauguração da Unidade de acolhimento infantojuvenil em Luziápolis 27.06.17 Prefeitura de Campo Alegre realizará inauguração da Unidade de acolhimento infantojuvenil em Luziápolis Secretaria de saúde de Campo Alegre realizou ações na I Semana de Saúde do Trabalhador 23.06.17 Secretaria de saúde de Campo Alegre realizou ações na I Semana de Saúde do Trabalhador Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participaram da VIII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde 22.06.17 Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participaram da VIII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde Prefeitura de Campo Alegre realizou mais uma entrega de fraldas geriátricas e cadeiras de rodas 01.06.17 Prefeitura de Campo Alegre realizou mais uma entrega de fraldas geriátricas e cadeiras de rodas Secretaria de saúde realizou ação de vacinação contra a Gripe na Comunidade Genesis 01.06.17 Secretaria de saúde realizou ação de vacinação contra a Gripe na Comunidade Genesis Prefeitura de Campo Alegre realiza distribuição de fraldas geriátricas para pacientes do SUS 25.05.17 Prefeitura de Campo Alegre realiza distribuição de fraldas geriátricas para pacientes do SUS Secretaria de saúde realiza ampliação da Sala de Recepção do Laboratório Municipal 24.05.17 Secretaria de saúde realiza ampliação da Sala de Recepção do Laboratório Municipal Campo Alegre elegeu nova composição do Conselho Municipal de saúde 18.05.17 Campo Alegre elegeu nova composição do Conselho Municipal de saúde CAPS de Campo alegre realizou comemoração em homenagem ao Dia das Mães 15.05.17 CAPS de Campo alegre realizou comemoração em homenagem ao Dia das Mães UBS Luiz Vieira Temóteo comemora o Dia das Mães com sorteio de brindes 11.05.17 UBS Luiz Vieira Temóteo comemora o Dia das Mães com sorteio de brindes Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a gripe 11.05.17 Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a Influenza Saúde e Assistência Social promoveram ação para Familiares de usuários do CAPS de Campo Alegre 10.05.17 Durante a ação foi realizada uma palestra sobre inclusão e programas sociais Secretaria de Saúde realizou palestra sobre cuidados com a Hipertensão e a Diabetes 04.05.17 A palestra foi voltada para usuários da saúde da área de cobertura da UBS José Egídio CAPS e Secretaria de Segurança promovem capacitação para os Guardas Municipais de Campo Alegre 02.05.17 A capacitação teve como tema: Como Conter o paciente PSIQUIÁTRICO EM SITUAÇÃO DE CRISE.