E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde dos homens

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde dos homens

04.11.15

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Dentro deste contexto a Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo realizou nesta quarta-feira 04, a abertura das ações do novembro azul 2015.

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. De acordo com a enfermeira Louise Matias o evento teve a participação de média de 40 homens que são atendidos na unidade.

Durante o evento o coordenador da Atenção Básica do município enfermeiro George Leite ministrou uma importante palestra onde relatou a importância do homem em cuidar da saúde e falou da realização do exame da próstata.

“É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial”, destacou George.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Notícias relacionadas

Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17 Campo Alegre entre os melhores indicadores de Vigilância em Saúde de Alagoas 12.09.17 Secretarias municipais de saúde e educação realizam ações conjuntas no combate a dengue 04.09.17 Testes rápidos de dengue e chikungunya passam a ser oferecidos em Campo Alegre 03.09.17