Prefeita Pauline Pereira e prefeitos da região participaram de reunião na EMATER

18.01.16

No encontro foi discutida a proposta de parceria para contratação de técnicos agrícolas

Buscando ampliar ainda mais os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado de Alagoas, o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, reuniu-se, nesta segunda-feira, 18, com prefeitos de três municípios alagoanos.

Estiveram presentes na reunião a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, o prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, o prefeito de Teotônio Vilela, Peu Pereira e seus respectivos secretários de Agricultura e a deputada estadual Jó Pereira.

O assunto discutido foi a proposta de convênio ofertada pela Emater, que prevê a contratação de técnicos agrícolas para atuar em conjunto entre Estado e os municípios alagoanos.

O presidente da Emater, Carlos Dias, explicou que o convênio objetiva o fortalecimento da agricultura familiar alagoana, com a contratação de mais profissionais que irão atuar em consonância com a proposta do Governo do Estado e da Emater para o segmento, à medida que esse técnico atenderá também às demandas específicas de cada município.

“Nós pretendemos ampliar a rede de assistência técnica e extensão rural para além da contratação dos 97 bolsistas que já esta sendo realizada pelo Governo do Estado através da Emater. Mas, é preciso também fortalecer essa rede e, por isso, nós estamos indo em busca do apoio das prefeituras. Algumas já possui técnicos, outras vão contratar, mas o fato é que eles vão participar da criação de um plano de trabalho junto com a Emater. É o início de uma caminhada, mas espero que lá no final  possa trazer benefício para o pequeno agricultor”, afirmou Dias.

A deputada estadual Jó Pereira, acredita que a parceria, caso firmada, venha trazer melhorias para a agricultura em Alagoas. “A Emater está passando por uma reestruturação, com o fortalecimento da sua estrutura física e humana. É um órgão fundamental pois é o canal para levar assistência técnica, extensão, tecnologias para que o homem do campo possa ter uma vida melhor”, explica a parlamentar.

O prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, avalia como positiva a proposta de convênio.
“Nós só temos a ganhar, pois vamos ter um técnico que vai poder emitir Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), além de que, com a parceria, vamos ter o registro dos dados da nossa produção e as informações sobre a agricultura local, o que vai gerar receita para o município. Nós temos a intenção de assinar o convênio e contratar um técnico para a secretaria municipal de agricultura, que vai participar desse convênio”, declarou o gestor municipal.

Além dos gestores, participaram do encontro, os secretários municipais de agricultura e o gerente de planejamento da Emater/AL, Roncalli Araújo.

Uma reunião com os técnicos agrícolas dos três municípios está agendada para a próxima quinta-feira, dia 21, para que sejam alinhados os detalhes técnicos para o convênio.

Na oportunidade os participantes conheceram a estrutura da instituição e os projetos que podem contemplar os municípios.