E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretaria de Educação realiza entrega de brinquedos em todas as creches do município

Secretaria de Educação realiza entrega de brinquedos em todas as creches do município

01.03.16

A importância do brincar na aprendizagem de uma criança é um fato já amplamente comprovado por diversos estudos realizados por grandes teóricos da educação. Através dos aspectos lúdicos, a criança vai se familiarizando com nomes, conceitos e se envolvendo com o meio, amplia as noções de socialização e interação mais facilmente. Diante dessa clara noção da importância do brincar no desenvolvimento da criança, a Secretaria Municipal da Educação de Campo Alegre realizou a entrega de diversos brinquedos em todos os centros de educação Infantil do município, com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Educação Infantil - PEI que vem sendo desenvolvido no município.

O Programa de Educação Infantil que é uma parceria do Banco Santander, Instituto Avisa Lá e Ministério da Educação e promove Formação Continuada para técnicos da SEMED, gestores, professores, auxiliares e todo pessoal de apoio das instituições. O Brincar vem sendo uma das temáticas desenvolvidas durante a formação.  O ato de brincar possibilita o processo desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Foram entregues bonecas, carrinhos, fantoches, quebra-cabeças, bambolês, cozinhas infantis e muitos outros que são devidamente adaptados de acordo com cada faixa etária atendida. Os brinquedos já estão sendo utilizados pelas crianças. A lista de brinquedos foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com as orientações dos parâmetros curriculares para a etapa da Educação Infantil.

Para Neide Granja Secretária de Educação do município, “Essa é mais uma forma de contribuir com a aprendizagem de nossas crianças, desde o berçário até os cinco anos de idade, onde as crianças são atendidas pelas Creches” ressaltou a secretaria.

Os brinquedos agem na capacidade emocional, intelectual, motora e social da primeira infância, pois a fantasia da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça, assim, um treino para a vida adulta. Ao brincar, ela desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar.

CMEIs

A prefeitura de Campo Alegre mantém atualmente 05 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que atendem aproximadamente 1.010 crianças, sendo dois Centros de Educação Infantil no centro da cidade, um Centro de Educação Infantil no Povoado Chã da Imbira e outros dois Centro de Educação Infantil em Luziápolis.

Notícias relacionadas

Secretaria de educação desenvolverá o projeto Luz do saber em parceria com a Eletrobrás 22.02.18 Secretarias de Educação e Indústria e comércio discutem ações articuladas para 2018 21.02.18 SEMED realiza formação para professores da educação de jovens e adultos – EJA 20.02.18 Crianças do Centro de Educação Infantil Maria José participaram do Bloco mirim “Mamãe eu quero” 14.02.18 Projeto Construindo uma Cultura de paz intensifica ações em Luziápolis 14.02.18 SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino 30.01.18 Secretarias traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola 25.01.18 SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017 24.01.18 Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias 22.01.18 SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil 19.01.18 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Alunos da rede municipal de ensino de Campo Alegre são aprovados no IFAL 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17