Secretaria de Educação realiza entrega de brinquedos em todas as creches do município

01.03.16

A importância do brincar na aprendizagem de uma criança é um fato já amplamente comprovado por diversos estudos realizados por grandes teóricos da educação. Através dos aspectos lúdicos, a criança vai se familiarizando com nomes, conceitos e se envolvendo com o meio, amplia as noções de socialização e interação mais facilmente. Diante dessa clara noção da importância do brincar no desenvolvimento da criança, a Secretaria Municipal da Educação de Campo Alegre realizou a entrega de diversos brinquedos em todos os centros de educação Infantil do município, com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Educação Infantil - PEI que vem sendo desenvolvido no município.

O Programa de Educação Infantil que é uma parceria do Banco Santander, Instituto Avisa Lá e Ministério da Educação e promove Formação Continuada para técnicos da SEMED, gestores, professores, auxiliares e todo pessoal de apoio das instituições. O Brincar vem sendo uma das temáticas desenvolvidas durante a formação.  O ato de brincar possibilita o processo desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Foram entregues bonecas, carrinhos, fantoches, quebra-cabeças, bambolês, cozinhas infantis e muitos outros que são devidamente adaptados de acordo com cada faixa etária atendida. Os brinquedos já estão sendo utilizados pelas crianças. A lista de brinquedos foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de acordo com as orientações dos parâmetros curriculares para a etapa da Educação Infantil.

Para Neide Granja Secretária de Educação do município, “Essa é mais uma forma de contribuir com a aprendizagem de nossas crianças, desde o berçário até os cinco anos de idade, onde as crianças são atendidas pelas Creches” ressaltou a secretaria.

Os brinquedos agem na capacidade emocional, intelectual, motora e social da primeira infância, pois a fantasia da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça, assim, um treino para a vida adulta. Ao brincar, ela desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar.

CMEIs

A prefeitura de Campo Alegre mantém atualmente 05 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que atendem aproximadamente 1.010 crianças, sendo dois Centros de Educação Infantil no centro da cidade, um Centro de Educação Infantil no Povoado Chã da Imbira e outros dois Centro de Educação Infantil em Luziápolis.