Mulheres de Campo Alegre foram homenageadas em sessão realizada pela Câmara de vereadores

10.03.16

Como tem sido nos últimos anos, dentro da programação da Semana da Mulher de Campo Alegre, a Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira, 10 de março, uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 08 de março. A justa homenagem emocionou a muitos dos presentes.

Na oportunidade foram homenageadas 14 mulheres das mais variadas áreas, segmentos e profissões, que se destacaram e se destacam pelos trabalhos realizados no município, sendo 07 mulheres do Distrito de Luziápolis e 07 da Sede do município.

A sessão solene foi conduzida pela presidente da Casa, vereadora Jeane Nascimento (PSDB), ao lado das também vereadoras, Kelly Rafaella (PSB) e Rejane Santos (PSDB), únicas representantes da classe feminina que fazem parte do Legislativo Municipal, formando assim uma mesa feminina.

Ainda fizeram parte da mesa de cerimônia à prefeita Pauline Pereira que participou da sessão juntamente com a Secretária da Mulher, Juventude e do Idoso, Jane Meire Matias e a Secretária de Assistência Social, Isis Roberta.

Em um gesto especial, no início da sessão todos os vereadores cederam seus assentos na Câmara às esposas, namoradas, mães e avós presentes na solenidade.

Cada homenageada teve sua biografia lida pelas vereadoras e em seguida foram agraciadas com placas condecorativas.

Nas placas a seguinte frase: ‘’Mulheres são fortes, conquistadoras, determinadas, cheias de encantos, mistérios e beleza única, que ganham o mundo com sua coragem’’
As entregas das placas que aconteceram em meio à sessão, protagonizaram os momentos mais emocionantes da solenidade, e foi aplaudida pelas dezenas de pessoas que lotaram o plenário da casa e acompanhavam de perto as homenagens concedidas.

Alguns vereadores presentes na sessão também renderam suas homenagens a todas as mulheres campo-alegrenses, incentivando-as, enaltecendo-as e exaltando-as, lembrando sempre dos grandes lugares e postos que conquistam atualmente na sociedade. Usaram da palavra os (as) vereadores (as): Arquelino Cézar, Benedito Roberto, Jura, Kellyn Rafaella e Jeane Nascimento.

A Secretária da Mulher, Juventude e do Idoso, Jane Meire Matias, destacou os avanços e conquistas que a referida pasta vem obtendo com o apoio da prefeita Pauline Pereira que não mede esforços para o bom funcionamento da secretaria nestes anos de gestão, onde hoje, as mulheres campo-alegrenses encontram apoio e acolhimento por uma equipe técnica com: psicóloga, assistente social e advogada, dando suporte as mulheres que são vítimas de violência doméstica.

A secretária ainda falou sobre a programação desenvolvida em beneficio da mulher campo-alegrense durante a Semana da Mulher, com as ações realizadas em todas as comunidades, como: cursos para as mulheres, caminhada das mulheres em Luziápolis, palestras nas UBS, bingos, sessões de cinema, entre outras ações.

A prefeita Pauline Pereira fez questão em seu pronunciamento de falar de cada uma das 14 homenageadas na solenidade, destacando a contribuição delas para o crescimento do município de Campo Alegre.

Na oportunidade, a prefeita destacou que em sua gestão foi criada a Secretaria da Mulher, Juventude e do Idoso no município, aproveitando o ensejo, agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade no ano de 2012 este Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo.

A Secretaria que diariamente oferece a comunidade serviços e benefícios diversos, dentre os mais procurados o atendimento judicial para os benefícios de pensão alimentícia, violência e aposentadoria.

Pauline ainda destacou o Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Jó Pereira, que institui a Lei da Semana de Direito da Gestante, onde o lançamento do projeto foi realizado no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, na última terça-feira, dia 08 de Março.

O projeto foi adotado pelo município e inicialmente atenderá as 46 gestantes do município que já participam dos grupos de gestantes coordenados pelos Centros de Referencia de Assistência Social – CRAS, onde as gestantes terão mensalmente o acompanhamento durante toda a gestação e o recebimento de cestas nutricionais.

Pauline destacou principalmente o avanço no número de creches onde em sua gestão já foram inauguradas 05 novos Centros de Educação Infantil.

Pauline Pereira finalizou seu pronunciamento parabenizando a todas as mulheres pela passagem do seu dia, e disse que estará sempre lutando para cada vez mais promover mais ações em prol das mulheres de todo o município.