Prefeita Pauline Pereira representou a AMA em audiência pública sobre a mulher na ALE

12.03.16

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta sexta-feira (11), na audiência pública sobre a mulher, realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. A propositora da reunião foi a deputada estadual Jó Pereira, com o tema “Mais Mulheres na Política – a reforma que o Brasil precisa”, houve a palestra do cientista político Ranulfo Paranhos, sobre “Mulher e Política”.

O tema proposto já vem sendo discutido no país através de um movimento iniciado em março de 2015 pela bancada feminina do Congresso Nacional em favor da reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro. Hoje a média de mulheres nas casas legislativas é de 10% no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40% da força produtiva nacional.

Pauline Pereira destacou a importância da mulher à frente da gestão municipal. Nos 102 municípios, apenas 16 têm suas prefeituras ocupadas por mulheres, sendo pouco mais de 15,6% do total. “Precisamos lutar pelo nosso espaço e por igualdade”, reforçou a prefeita.

A Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal e a Presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela, também estava liderando o evento que contou com a participação de diversas mulheres representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e de órgãos e instituições que contam com a gestão de mulheres.

“Estamos em um ano eleitoral e a mulher precisa conscientizar-se do espaço de poder que ela pode ocupar dentro desse cenário. E não é apenas um espaço de oportunidades e sim de tentarmos juntas conquistarmos dias melhores não só para nós mulheres como para todos os alagoanos. A posição feminina junto com a masculina se complementam e, com certeza, somos o alicerce de um mundo mais justo, mais humano e mais cidadão”, pontuou a deputada Jó Pereira.

As vereadoras pro Campo Alegre Jeane Nascimento e Kellyn Rafaella, secretárias municipais e outras mulheres da sociedade campo-alegrense também participaram do evento.