Equipe da UBS Arnóbio Rocha Tavares realizou mutirão de combate a dengue, Zika e Chikungunya

28.03.16

Nos últimos dias aumentaram consideravelmente os números de atendimentos a pacientes acometidos por Dengue, Zika e Chikungunya na UBS 03, localizada no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes. Para dar início aos trabalhos de conscientização e prevenção, a equipe avaliou a situação e tomou a decisão de visitar simultaneamente as residências do referido bairro, para com isso, tentar diminuir os casos dessas doenças que tem lotado a sala de observação da Unidade de Saúde.

Partindo do pressuposto de que mais de 90% dos criadouros se encontram nas residências, segundo comprovaram as pesquisas, a equipe saiu à rua fazendo minuciosas visitas domiciliares que visavam encontrar focos ou possíveis criadouros.

Como forma de estimular a população a se juntar a essa luta, foram distribuídos um chek list da faxina da dengue, e ainda adesivos com as cores do semáforo, que significam:

VERDE - domicílios livres de focos;
AMARELO - domicílio sem foco, porém, com locais com água parada que são potenciais criadouros;
VERMELHO - domicílio com foco e com presença de larvas.

O mutirão da dengue teve ótima aceitação por parte comunidade que se sentiu na necessidade de chamar a responsabilidade, seu vizinho que recebeu o ADESIVO VERMELHO, para que o mesmo mantenha seus quintais sempre limpos, livre de ambientes propícios a criadouros de Aedes Aegypti.

O ponto negativo ficou por conta de alguns poucos moradores que não permitiram a entrada da equipe em seu domicílio, por conta de muitos imóveis que se encontravam fechados, e ainda por muitos terrenos baldios, onde a população infelizmente, não colabora e joga lixo.

Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17 Ação faz parte da Campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização e prevenção ao suicídio Testes rápidos de dengue e chikungunya passam a ser oferecidos em Campo Alegre 03.09.17 Testes rápidos de dengue e chikungunya passam a ser oferecidos em Campo Alegre Controle social: Conselheiros municipais de saúde de Campo Alegre participam de capacitação 03.09.17 Controle social: Conselheiros municipais de saúde de Campo Alegre participam de capacitação Prefeitura realiza implantação do prontuário eletrônico em todas UBS de Campo Alegre 03.09.17 As emendas também garantiram a compra de Tabletes para 95 Agentes Comunitários de Saúde do município Base do Samu de Campo Alegre comemora 07 anos de funcionamento e recebe nova ambulância 31.08.17 Base do Samu de Campo Alegre comemora 07 anos de funcionamento e recebe nova ambulância Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo 31.08.17 Técnicos da saúde de Campo Alegre participaram de Capacitação sobre o Controle de Tabagismo Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre realiza reunião ordinária 30.08.17 Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre realiza reunião ordinária Prefeitura de Campo Alegre promove curso de capacitação de Humanização nos serviços em saúde 26.08.17 Prefeitura de Campo Alegre promove curso de capacitação de Humanização nos serviços em saúde Profissionais da saúde participam de capacitação sobre Plano de Gestão do Trabalho 26.08.17 Profissionais da área de saúde de Campo Alegre participam de capacitação sobre Plano de Gestão do Trabalho Ação conjunta recolhe grande quantidade de caramujos na Usina Porto Rico, em Campo Alegre 25.08.17 Ação conjunta recolhe grande quantidade de caramujos na Usina Porto Rico, em Campo Alegre Secretaria de Saúde inicia curso para agentes comunitários de saúde do município 19.08.17 Secretaria de Saúde inicia curso para agentes comunitários de saúde do município Técnicos do CAPS e Uai participaram de capacitação 19.08.17 Técnicos do CAPS e Uai participaram de capacitação Cuidado com as pessoas: Secretaria de Saúde realiza mais uma entrega de fraldas geriátricas 19.08.17 Cuidado com as pessoas: Secretaria de Saúde realiza mais uma entrega de fraldas geriátricas Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participam de capacitação 16.08.17 Conselheiros de Saúde de Campo Alegre participam de capacitação Campo Alegre recebe estagiários de odontologia da Universidade Federal de Alagoas 07.08.17 A parceria com o município fortalece o vinculo da educação e da saúde publica Prefeita Pauline Pereira busca mais investimentos para o município no Ministério da Saúde 04.08.17 Prefeita Pauline Pereira busca mais investimentos para o município no Ministério da Saúde Secretaria de Saúde realizou mutirão de combate a dengue e endemias no Assentamento de Trabalhadores 02.08.17 Secretaria de Saúde realizou mutirão de combate a dengue e endemias no Assentamento de Trabalhadores Belo Horizonte Secretaria de saúde realizou encerramento da Campanha de prevenção e tratamento das Hepatites Virais 01.08.17 Secretaria de saúde realizou encerramento da Campanha de prevenção e tratamento das Hepatites Virais Prefeita Pauline Pereira pede apoio ao Ministro da Saúde para projetos do Conisul 26.07.17 Prefeita Pauline Pereira pede apoio ao Ministro da Saúde para projetos do Conisul Equipe do Programa Melhor em Casa ofereceu capacitação para os cuidadores dos pacientes 25.07.17 Todos os cuidadores dos pacientes acamados que recebem o atendimento pelo programa participaram do curso.