Professores participaram de palestra e orientações sobre o bom uso da voz

15.04.16

O evento realizado pela SEMED e Secretaria de Saúde contou com a participação de alunos de fonoaudiologia da UNCISAL

O cuidado com a voz foi tema de palestra e orientações realizadas nesta sexta-feira 15 de abril na escola Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães em Campo Alegre. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, uma ação conjunta em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que é oficialmente comemorado no dia 16 de Abril como data instituída.

Além dos professores que atuam em Campo Alegre, também foram convidados os professores da rede municipal de ensino das cidades de Teotônio Vilela e de Junqueiro, além de docentes das unidades de ensino particulares de Campo Alegre.

A ação foi executada por uma turma de estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, coordenados pela Professora e Fonoaudióloga Gabriela Sostenes, que atendeu a mais de 500 profissionais da docência, distribuídos em turmas nas dezesseis salas de aula da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães. Foram realizadas três oficinas de orientação e prática de exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz, e técnicas de relaxamento.

O momento foi de grande valor para os profissionais da educação, pois favoreceu o entendimento quanto a necessidade de exercitar técnicas que antecedem o momento da aula, e após a aula, para que não venha a adquirir problemas de saúde nas cordas vocais.

SOBRE O DIA MUNDIAL DA VOZ

16 de Abril é o dia Mundial da Voz. Proposto em 2002 e comemorado pela primeira vez em 2003. Pode-se afirmar que o seu objetivo foi alcançado – dar visibilidade à voz.

É unanimemente reconhecido que a população em geral está muito mais alerta às alterações da voz, e que tem permitido o diagnóstico precoce de novas doenças. Mas importa salientar que a par do diagnóstico precoce, promovem-se também a Prevenção enquanto multiplicam agressões que podem comprometer a voz, o nosso principal meio de comunicação.

Ao longo destes doze anos, têm sido inúmeras as ações destinadas a promover a saúde vocal – rastreios, folhetos, entrevistas, reportagens nos media, conferências, jornadas, workshops, espetáculos, dinamização de festa de Voz nas escolas e a criação do prêmio Voz/Montepio entre outros. Este site que procura contribuir para a divulgação dos principais cuidados que a voz exige, inclui textos e imagens sobre anatomia e fisiologia, sistematizando os cuidados que se deve ter com a voz, descrevendo as principais doenças que a podem afetar.

São ainda referidas iniciativas que têm sido organizadas e que podem servir de estímulo para novas ideias e propostas.