E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Ações marcam o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial em Campo Alegre

Ações marcam o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial em Campo Alegre

26.04.16

Nesta terça 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou algumas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial com eventos realizados na Academia de Saúde, Unidade Básica de Saúde do Povoado Belo Horizonte e na Praça Central da cidade.

A Equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo em parceria com a Academia de Saúde, realizou pelo terceiro ano consecutivo ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Foram realizadas palestras pelos profissionais enfermeiros, médica e cirurgião dentista, que tiveram como temas: Importância da prevenção da hipertensão arterial e Comer bem para viver melhor. Após as palestras foram realizadas atividades físicas orientadas pelo educador físico da Academia da Saúde.

Na Unidade Básica Rosalvo Ivo no Povoado Belo Horizonte - PSF 17, foram realizadas diversas ações como o ciclo de palestras, sorteio de brindes para os usuários convidados e a participação da Orquestra Filarmônica Emeriato Pereira para recepcionar os convidados.

As palestras foram ministradas pela psicóloga com o tema “como conviver com a hipertensão”, e pela nutricionista da unidade que abordou sobre alimentação saudável e pelo educador físico sobre a importância da atividade física na prevenção e tratamento da hipertensão.

Já na Praça Central a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção à Saúde, com o apoio da Equipe da Unidade Básica de Saúde José Egídio realizou outro evento no qual foi ofertado, aos campo-alegrenses que se encontravam na Praça Central e em suas proximidades, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações de como prevenir e tratar a hipertensão.

Essa ação teve como objetivo alertar as pessoas quanto ao risco da hipertensão como doença não tratada e abordar pessoas que não sentem nada, mas estão com a hipertensão arterial, sendo esta em sua grande maioria uma doença silenciosa, que não provoca sintomas.

O evento foi de grande importância para conscientizar o grupo das mudanças dos hábitos em busca de uma vida mais saudável.

Hipertensão

A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico da hipertensão ou pressão alta. A melhor maneira de descobrir é aferindo a pressão com regularidade. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite normal. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14 por 9. Nos casos de hipertensão leve, mudanças no estilo de vida – emagrecer e praticar atividades físicas, podem contornar o problema.

Cuidados e tratamento

Quando a pressão arterial atinge valores acima de 14 por 9 (140 por 90 mmHg), considera-se que a pessoa está com a pressão alta. Se a hipertensão não for controlada e acompanhada por médicos, pode comprometer o bom funcionamento de órgãos, causar o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto no miocárdio.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17