Secretária de educação e técnicas da SEMED participam do Lançamento do Novo Ciclo do PNAIC REGIONAL

29.04.16

Representantes do município de Campo Alegre participaram nesta quinta-feira 28, do Lançamento do Novo Ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC REGIONAL. O município foi representado pela Secretária de Educação Josineide Granja e pelas técnicas da SEMED Professoras Aristéia Nascimento e Cleide Farias. O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de educação Luciano Barbosa.

“Uma criança não alfabetizada é uma criança em atraso escolar. Isso a desestimula a continuar os estudos e daí têm a evasão escolar. Por meio do PNAIC, acredito que poderemos corrigir este problema”, destacou o secretário de Educação Luciano Barbosa.

O evento aconteceu no Maceió Mar Hotel, e contou com um público específico de 300 pessoas ligadas a educação de Alagoas, constituído por secretários (as) municipais de educação, coordenadores municipais do PNAIC, coordenadores regionais e técnicos (as) da SEDUC, além das entidades parceiras UFAL E UNDIME.

Neste momento foi apresentado o Comitê Gestor Estadual do PNAIC que de acordo com a Portaria SEDUC Nº 1.210/2016 é composto por:
Representantes da SEDUC
- Renata Souza Leão
-Tereza Neuma Barbosa de Oliveira
Representantes da UNDIME
-Carlos Rubens Araujo
-Maria Josineide Vasconcelos Granja
Representantes da UFAL
-Juciney Carvalho Santana
Elton Casado Fireman

O Novo Ciclo da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC REGIONAL para 2016, em relação aos anos anteriores, traz algumas mudanças no seu contexto como a integração com o Programa Mais Educação e a atenção especial as escolas prioritárias ( escolas que obtiveram pontuação inferior a 175 na avaliação do SAEB) assim como a integração com as Gerencias Regionais de Educação em Alagoas - GEREs.

O PNAIC terá como foco de sua atuação os seguintes eixos:
Eixo 1: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.
Eixo 2: Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.

Eixo 3: Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

Enfim, sabemos que este trará grandes avanços, pois a melhor maneira para o combatermos o analfabetismo em nosso município é alfabetizar todas as crianças na idade certa. Este é nosso grande desafio.

Em breve a SEMED estará convocando toda a sociedade campo-alegrense para o lançamento do PNAIC, onde apresentaremos a realidade local e assim construirmos, neste município, uma cultura de alfabetização.

Para a secretária de educação Neide Granja, os benefícios do programa vão além da alfabetização de crianças no prazo certo, tendo efeitos positivos também no combate à evasão escolar.

“Tudo isso só é possível graças ao compromisso pelo desenvolvimento de nossa gestora municipal Pauline Pereira”, destacou a secretária.