E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Secretária de educação e técnicas da SEMED participam do Lançamento do Novo Ciclo do PNAIC REGIONAL

Secretária de educação e técnicas da SEMED participam do Lançamento do Novo Ciclo do PNAIC REGIONAL

29.04.16

Representantes do município de Campo Alegre participaram nesta quinta-feira 28, do Lançamento do Novo Ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC REGIONAL. O município foi representado pela Secretária de Educação Josineide Granja e pelas técnicas da SEMED Professoras Aristéia Nascimento e Cleide Farias. O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de educação Luciano Barbosa.

“Uma criança não alfabetizada é uma criança em atraso escolar. Isso a desestimula a continuar os estudos e daí têm a evasão escolar. Por meio do PNAIC, acredito que poderemos corrigir este problema”, destacou o secretário de Educação Luciano Barbosa.

O evento aconteceu no Maceió Mar Hotel, e contou com um público específico de 300 pessoas ligadas a educação de Alagoas, constituído por secretários (as) municipais de educação, coordenadores municipais do PNAIC, coordenadores regionais e técnicos (as) da SEDUC, além das entidades parceiras UFAL E UNDIME.

Neste momento foi apresentado o Comitê Gestor Estadual do PNAIC que de acordo com a Portaria SEDUC Nº 1.210/2016 é composto por:
Representantes da SEDUC
- Renata Souza Leão
-Tereza Neuma Barbosa de Oliveira
Representantes da UNDIME
-Carlos Rubens Araujo
-Maria Josineide Vasconcelos Granja
Representantes da UFAL
-Juciney Carvalho Santana
Elton Casado Fireman

O Novo Ciclo da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC REGIONAL para 2016, em relação aos anos anteriores, traz algumas mudanças no seu contexto como a integração com o Programa Mais Educação e a atenção especial as escolas prioritárias ( escolas que obtiveram pontuação inferior a 175 na avaliação do SAEB) assim como a integração com as Gerencias Regionais de Educação em Alagoas - GEREs.

O PNAIC terá como foco de sua atuação os seguintes eixos:
Eixo 1: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.
Eixo 2: Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.

Eixo 3: Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

Enfim, sabemos que este trará grandes avanços, pois a melhor maneira para o combatermos o analfabetismo em nosso município é alfabetizar todas as crianças na idade certa. Este é nosso grande desafio.

Em breve a SEMED estará convocando toda a sociedade campo-alegrense para o lançamento do PNAIC, onde apresentaremos a realidade local e assim construirmos, neste município, uma cultura de alfabetização.

Para a secretária de educação Neide Granja, os benefícios do programa vão além da alfabetização de crianças no prazo certo, tendo efeitos positivos também no combate à evasão escolar.

“Tudo isso só é possível graças ao compromisso pelo desenvolvimento de nossa gestora municipal Pauline Pereira”, destacou a secretária.

Notícias relacionadas

Secretaria de educação desenvolverá o projeto Luz do saber em parceria com a Eletrobrás 22.02.18 Secretarias de Educação e Indústria e comércio discutem ações articuladas para 2018 21.02.18 SEMED realiza formação para professores da educação de jovens e adultos – EJA 20.02.18 Crianças do Centro de Educação Infantil Maria José participaram do Bloco mirim “Mamãe eu quero” 14.02.18 Projeto Construindo uma Cultura de paz intensifica ações em Luziápolis 14.02.18 SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino 30.01.18 Secretarias traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola 25.01.18 SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017 24.01.18 Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias 22.01.18 SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil 19.01.18 Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Alunos da rede municipal de ensino de Campo Alegre são aprovados no IFAL 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17