Caminhadas marcam o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

19.05.16

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas, e os Conselhos Tutelares, realizaram nesta quarta-feira 18, e quinta-feira 19 e Maio na sede do município e Distrito Luziápolis duas grandes caminhadas em adesão a “Faça Bonito”, cujo objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Tanto na cidade como em Luziápolis as caminhadas foram realizadas durante a manhã onde percorreram algumas ruas da cidade e do Distrito com a participação das escolas da rede municipal de ensino, onde os estudantes levaram faixas e cartazes alusivos ao tema.

Para a Secretária de Assistência Social Isys Roberta, o evento foi de grande importância, pois a população campo-alegrense precisa cada vez mais ter interesse pela causa e não calar diante de possíveis casos. “As duas caminhadas foram muito bonita, muitas pessoas participaram, agradecemos a presença de todos”, disse secretária.

Geralmente, o abuso sexual ocorre quando um adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração sexual envolve a intenção de lucro ou troca.

O objetivo do evento foi convocar famílias, escolas, instituições de atendimento, igrejas e toda a sociedade civil para assumirem o compromisso de enfrentamento da violência sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído no dia 18 de maio e marca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes em decorrência do crime bárbaro e que chocou todo o país, o Caso Araceli.

Disque Denúncia

O Disque 100 é uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.