Projeto de Vida proporciona oficina sobre redes sociais e comunicação

04.06.16

Alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre, participantes do “Projeto de Vida”, estiveram na ultima terça-feira (31) reunidos no auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva em mais uma Oficina desenvolvida pelo projeto, desta vez trabalhando o Eixo Temático “As Redes Sociais e a Comunicação”. Neste primeiro momento a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, contou com a presença do Repórter da TV Gazeta, Tony Medeiros, que direcionou o momento palestrando sobre “Os obstáculos e o dia a dia do profissional da comunicação”.

Este encontro destinado aos jovens de 15 a 17 anos, foi planejado pelas Técnicas da SEMED, Professora Jane Cleide Vicente (Gerente de Programas e Projetos) e Rosilene Araújo Ferreira, Tutora responsável pela oficina, que teve como principal objetivo promover a comunicação participativa e o senso crítico entre os jovens.

Durante o encontro, 70 estudantes das Escolas Municipais Professora Zenóbia Ferreira da Silva, João Fernandes Vieira Filho e Pedro de Oliveira Santos, ouviram atentamente os relatos e a experiência do repórter, participaram dos questionamentos, entrevistando-o sobre a sua profissão. A cada relato, era possível perceber a atenção dos jovens e até mesmo a emoção, de estar vivenciando este momento.

O repórter Tony Medeiros dentre muitos comentários, destacou como fala de incentivo e elevação da auto estima dos jovens a seguinte fala: “Nunca subestime ninguém, pois todo ser humano é capaz de alcançar seus ideais e realizar os seus sonhos”.

Segundo a Professora Jane Cleide Vicente, os alunos envolvidos terão a oportunidade de se apropriar das informações e serão estimulados a serem agentes de mudança em sua comunidade escolar. “Vamos ensinar a esses jovens que todos eles são importantes na construção da informação, do saber e da sociedade, pois o registro, por meio de textos, fotos e vídeos, são formas de exercitar a cidadania e o protagonismo escolar e social”, destacou a Coordenadora do Projeto.

Essa oficina terá continuidade com o Eixo Temático “As Redes Sociais e a Comunicação”, e um segundo subtema, denominado “Pontos positivos e negativos na vida das pessoas”, tendo como principal objetivo conscientizar os jovens sobre a influência das redes sociais, apresentando fatos reais do uso indevido e os pontos positivos para quem faz o bom uso das ferramentas digitais.

Com este trabalho a SEMED acredita estar potencializando a juventude estudantil, no sentido de aguçar a criatividade, a autoria, a autonomia e o protagonismo juvenil dos alunos da rede municipal de ensino.