SEMED realiza Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais

20.06.16

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, vem realizando nos últimos três meses a Formação Continuada por disciplina, destinada a cada grupo das áreas que compõe a Matriz Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como principais objetivos: a uniformização da proposta curricular, a análise da prática educativa pela ótica do formato de aplicação dos conteúdos e principalmente, a maneira como o processo de avaliação, por área, está sendo conduzido.

A proposta surge como uma antiga necessidade de detalhar, de melhor especificar o que é natural de cada área, e assim, permitir ao docente discutir e ampliar o universo de possibilidades do desenvolvimento da área a que leciona. “O fato de nacionalmente, estarmos discutindo uma Base Nacional Comum Curricular, nos exige tratar o que é específico de cada área, e permitir que nossos alunos recebam o mesmo conteúdo, recebam a mesma proposta curricular. O que se aplica em conteúdo de Ciências no Centro de Campo Alegre, deve ser o mesmo que se aplica no povoado Chã da Imbira e no Distrito Luziápolis, por isso a formação continuada por área, torna-se tão relevante no sentido de garantir a qualidade da educação” -  afirma a Gerente de Formação Continuada, Professora Cleide Farias.

Com estes encontros, as discussões em torno da utilização e escolha do livro didático, da aplicação das avaliações, das metodologias, têm repercutido em resultados positivos nas salas de aula. “Possibilitar que as realidades se encontrem, que professores veteranos e recém-formados nas diversas áreas da Matriz Curricular, discutam suas angústias e socializem teorias e ideias, tem permitido aos alunos o contato com aulas mais dinâmicas e mais próximas das necessidades que os discentes se deparam ao ingressar nesta etapa da Educação Básica” – fortalece a importância da formação, a Coordenadora Municipal dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Professora Ângela Marta Ribas.

A formação acontece uma vez ao mês, em dia especifico para cada disciplina, considerando o dia e carga horária destinada as Horas de Trabalhos Pedagógico Coletivo – HTPC, no Auditório da Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva, localizado no Centro da Cidade e, é Ministrada pelos professores (as) formadores (as): Miguel Alexandre de Freitas, José Cristiano Barros, Marice Rocha Barbosa, Pedro Henrique Temóteo, Lidiane Batista Vilela, José Benedito Silva, Pedro da Costa, Gilvanice Silva.

Assim a SEMED acredita está fortalecendo a educação campo alegrense, reforçando que estas ações fazem parte do compromisso de todos, integração e desenvolvimento dos educandos da rede municipal de ensino.