Semed e Secretaria de Agricultura realizaram a culminância da 1ª Semana ao Meio Ambiente

23.06.16

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram a culminância da 1ª Semana do Meio Ambiente, que teve como tema “Direito de Ter, Dever de Cuidar”. A programação contou com várias ações planejadas pelos técnicos da SEMED, Professora Cássia Santos, Eudys Araújo e Adrya Ferreira, e realizadas juntos aos professores e alunos das unidades escolares de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Para encerrar as atividades desta 1ª semana, foram realizadas rede de palestras, ministradas pelos estudantes do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Empresa Júnior Executive UNIFAL, Nicole Andrade, Maria Ileana Silva, Carla Danyela Dias e Eudys Araújo. As temáticas abordadas trataram de Compostagem, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Biocombustíveis e Impactos Ambientais.

Desde o dia 05 de junho, foram realizadas importantes ações e atividades como a apresentação dos Soldadinhos Verdes nas feiras livres do município, que desempenharam o admirável trabalho de abordagem aos feirantes e cidadãos campo-alegrenses, e a eles ofereceram, através de conhecimento de causa e panfletos educativos, discursos de conscientização ambiental; o plantio de mudas de árvores das espécies nativas nas escolas e no entorno de alguns mananciais, a renovação e a implantação de mais canteiros de hortas nas escolas e palestras educativas para os alunos.

E para que os jovens estudantes aplicassem os conteúdos estudados nas salas de aula, os alunos das Unidades Escolares que atendem ao público estudantil dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três escolas da sede (Escola Monsenhor Hildebrando, Escola João Rogério e Escola Professora Zenóbia Ferreira), e uma do distrito Luziápolis (Escola Pedro de Oliveira), participaram de uma lúdica e empolgante gincana que aguçou e demonstrou o pleno interesse, a criatividade e a presteza dos alunos e seus respectivos professores, durante a exibição de peças teatrais temáticas, dos mascotes das turmas, e com a arrecadação de inúmeros materiais recicláveis. Estes, destinados à CoopecMarca (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre).

Além de instrutiva a gincana também se realizou de modo bastante divertido e competitivo, premiando as três primeiras colocadas.

A classificação, após realização das provas previamente avisadas, assim ficou:
Em 1º lugar: EMEF Professora Zenóbia Ferreira da Silva;
Em 2º lugar: EMEF Monsenhor Hildebrando V. Guimarães; e
Em 3º lugar: EMTI Vereador João Rogério dos Santos.

Estas escolas vencedoras receberam troféus conforme classificação, e todos os estudantes participantes da Gincana das quatro unidades escolares, farão em breve, um passeio para as Nove Ilhas e os Parque Municipal de Maceió, onde além de desfrutarem de belas paisagens, poderão também adquirir maiores conhecimentos sobre a preservação do Meio Ambiente.

Com as ações desenvolvidas na 1ª Semana do Meio Ambiente “Direito de Ter, Dever de Cuidar”, a SEMED acredita estar sensibilizando as crianças e jovens quantos aos cuidados que devemos ter em conservar o Meio Ambiente para a saúde e bem estar de todos.