SEMED realiza projeto que intensifica a participação das famílias no convívio escolar

10.10.16

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, por meio do Núcleo de Acompanhamento e Assistência ao Educando – NAAEduc, vem realizando ações significativas no processo de interação entre família à aluno à escola, através da execução da ação Roda de Conversa “Cuida de mim”, que tem como principal objetivo sensibilizar e conscientizar as famílias quanto a importância das ações de cuidar, brincar e educar as crianças para que se desenvolvam de modo integral e com sucesso.

A ação faz parte do Projeto Construindo uma Cultura de Paz e inicialmente estão sendo desenvolvida em duas instituições, na Escola Municipal de Tempo Integral João Paulo II, localizada no Conjunto Olival Tenório da Costa e no Centro de Educação Infantil Maria Valcira de Medeiros, localizado no povoado Chã da Imbira.

A ação prevê a execução de quatro encontros, com rodas de conversa diante um grupo de doze mães em cada instituição, em momentos distintos, com o desenvolvimento das seguintes temáticas: “cuida de mim”, “as lembranças que estamos deixando para nossas crianças”, “o futuro que queremos para nossas crianças” e “educando com afetividade, a serem facilitadas pela técnica do Núcleo, Mônica Gomes.

“Esta proposta nasceu a partir da identificação da necessidade de apoiar as famílias que têm apresentado dificuldade na educação de seus filhos, o que tem prejudicado o desenvolvimento integral dos mesmos. Nos encontros realizamos uma reflexão coletiva sobre suas experiências, para que possam ressignificar sua atuação enquanto mãe, que pode contribuir com outras mães, que ao tempo, enfrentam maiores dificuldades na criação de seus filhos” – destacou a facilitadora das rodas de conversas, Mônica Gomes.

Nestes encontros as instituições de ensino, aproveitam o momento para divulgar apresentações culturais que os alunos aprendem na jornada em tempo integral junto às famílias, para que além de prestigiarem os diversos talentos aflorados, têm a oportunidade de constatar a aprendizagem dos educandos. A exemplo, na Escola Municipal de Tempo Integral João Paulo II, o Coral formado por alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, apresentou a música “Cuida de mim”, sob a regência do Monitor em Canto Coral, Adeilson Bertoldo, deixando os familiares emocionados e satisfeitos com o resultado de aprendizagem constatado.

Realizando ações como esta, a SEMED acredita está proporcionando uma maior interação entre as famílias, os alunos e os profissionais da educação, formando assim uma verdadeira unidade escolar.