E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Prefeita Pauline participou de seminário sobre o processo de transição de governo

Prefeita Pauline participou de seminário sobre o processo de transição de governo

25.10.16

Na tarde desta segunda-feira (24), a prefeita reeleita de Campo Alegre, Pauline Pereira (PSDB), participou de um seminário voltado para os novos prefeitos das cidades de Alagoas, eleitos para o quadriênio 2017/2020. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Salão Jacarecica do Hotel Jatiúca, e reuniu os novos gestores para tratar de questões ligadas à transição dos mandatos.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou que uma boa transição é o primeiro passo para uma gestão de qualidade e o planejamento municipal. “Nosso objetivo é facilitar o processo de transição e darmos um grande passo para ser exemplo do país”, afirmou o presidente da AMA.

Para os prefeitos eleitos, o coordenador do FOCCO, promotor José Carlos Castro, apresentou uma cartilha com “10 mandamentos” para uma boa transição e destacou a coragem pessoal e cívica dos gestores eleitos. “Existe a vontade de fazer o bem e que ela seja feita da melhor forma possível com acesso e informação. É hora de olhar para frente, a política e o Brasil começam nos municípios”, afirmou.

O promotor sugeriu uma parceria com a AMA para apresentar um projeto de Lei Complementar à Assembleia Legislativa para regulamentar a transição municipal forma definitiva para todo o Estado. O cenário no primeiro levantamento realizado pelo MPE-AL mostrou que em 78 municípios um novo prefeito deve assumir em janeiro.

O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, alertou aos candidatos eleitos, que existe uma nova resolução que torna todos municípios obrigados a ter pelo menos um procurador e um controlador efetivo. Todos os palestrantes ressaltaram a importância de criar uma controladoria interna com conhecimento técnico.

Já o procurador do Ministério Público de Contas, Gustavo Henrique Albuquerque, apresentou o trabalho do órgão aos novos gestores e lembrou aos gestores eleitos que todos as normas para a transição já estão na Constituição Federal. “Somos 7 procuradores de Contas para atuar no Estado. Estamos à disposição de dos prefeitos e técnicos”, disse Gustavo Henrique.

A controladora Geral do Estado, Clara Bugarim, diz que percebe preocupação dos gestores em fazer uma transição tranquila.

O chefe da Controladoria Geral da União, José William, e o auditor Sérgio Studart, apresentaram a evolução do Sistema de Controle Interno e o trabalho da CGU para os novos gestores. “Só reconhece uma ilegalidade quem conhece a legislação. Então estudem a legislação e leiam tudo”, orientou José Williams, que também ressaltou a importância dos municípios terem manual interno de rotina e controladoria interna na gestão.

Encerrando o evento, Claudivan Costa, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, colocou o órgão a disposição para tirar as dúvidas dos novos prefeitos. Marcelo Beltrão finalizou sugerindo outras reuniões com os novos gestores para debater termas e otimizar a próxima gestão.

Participaram do evento Gustavo Henrique, representante do Ministério Público de Contas (MPC), José William Gomes, chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Otávio Lessa, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clara Bugarim, chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e José Carlos Castro, procurador do Ministério Público Estadual (MPE).

Notícias relacionadas

Em Luziápolis ministro autoriza início de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário 12.01.18 Ano Letivo 2018: Prefeitura realiza melhorias em todas as escolas municipais 05.01.18 Entrega de cestas básicas garante mesa farta para centenas de famílias de Campo Alegre 29.12.17 Prefeita Pauline Pereira assina convênio para construção de uma unidade do CAPSi em Campo Alegre 26.12.17 Terceira edição do Programa Moradia Legal contemplou mais de duzentas famílias em Campo Alegre 06.12.17 Programa de Complementação Alimentar vai beneficiar mais de 400 gestantes de Campo Alegre 01.12.17 Prefeita e secretária participaram do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais 30.11.17 Educação integral melhora indicadores educacionais em Campo Alegre 25.11.17 Prefeita Pauline Pereira comemora entrada de Campo Alegre na área de atuação a CODEVASF 21.11.17 Meio ambiente: Prefeitura de Campo Alegre encerra atividades do lixão do município 11.11.17 Prefeita Pauline Pereira anuncia planejamento para realização de concurso público em Campo Alegre 19.10.17 Prefeitura de Campo Alegre entrega Tablets e Kits de EPIs para os Agentes Comunitário de Saúde 04.10.17 Reunião define que serviços dos Correios de Luziápolis serão mantidos 28.09.17 Conselheiros Municipais concluíram curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” ministrado pela CGU 22.09.17 Mulheres de Campo Alegre recebem certificados de cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil 30.08.17 Prefeitura de Campo Alegre e UNOPAR firmam parceria para funcionamento de polo no município 04.08.17 Prefeita entregou casas no Povoado Chã da Imbira pelo Minha Casa Renovada e PNHR 29.06.17 Corrida da Chama da Integração marca comemorações de 57 anos de emancipação política de Campo Alegre 09.06.17 Pauline Pereira defende diálogo entre prefeituras e sindicatos da Educação 06.04.17 Programa Prefeitura e Você na Comunidade levou vários serviços a população do Povoado Chã da Imbira 25.03.17