E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde do homem

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde do homem

05.11.16

A equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo realizou no ultimo dia 04 de Novembro, a abertura das atividades em referência ao Novembro Azul, mês onde são realizadas campanhas para conscientização da prevenção do Câncer de Próstata.

A Diretora da UBS Bernadete Matias realizou a abertura da atividade, que contou com a realização de palestras e orientações pela Médica Fátima Munhoz, Enfermeiro Willams Maynart e Dentista Divonsir Munhoz; e contou com a presença da Coordenadora de Promoção da Saúde, Elayne Freitas.

Foram destacados: O que é a Próstata e sua função, o que é Câncer de Próstata, quais são os fatores de risco, como prevenir, quais os exames de rastreamento e diagnóstico, e como se cuidar.

Segundo a doutora Fátima Munhoz, o Câncer de Próstata é um dos mais prevalentes entre os homens principalmente após 65 anos de idade, e a prevenção é o melhor caminho, por este motivo, campanhas de conscientização são importantes para incentivar os homens a estarem com seus exames de rastreamento em dia.

Após as palestras, foram realizados Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C nos participantes, pelo Enfermeiro Willams Maynart, que destaca a importância da participação dos homens nestas atividades para realização da testagem rápida, visto que muitos destes não são assíduos nos Serviços de Saúde pela carga horária de trabalho e outros motivos, e afirmou ainda que é importante abordar sobre a saúde do homem de maneira geral.

A Programação seguirá durante todo mês de novembro na UBS como também, nas demais unidades do município.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Notícias relacionadas

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17 Setembro Amarelo: Caps de Campo Alegre promoveu caminhada pela preservação da vida 18.09.17