E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

SEMED realizou o 1º encontro de conselheiros e conselheiras escolares da rede municipal de ensino

SEMED realizou o 1º encontro de conselheiros e conselheiras escolares da rede municipal de ensino

08.11.16

Com o objetivo de fortalecer a gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou na manhã desta terça-feira 08, o 1º Encontro Municipal de Conselheiros e Conselheiras Escolares, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, como lançamento do Projeto de Formação para todos os membros dos Conselhos Escolares.

O Conselho Escolar é a instância máxima da Instituição de Ensino. Ele é formado por segmentos, ou seja, representantes de pais ou responsáveis, estudantes, docentes e trabalhadores da Educação (não docentes), comprometidos com a educação. Seu objetivo é auxiliar na gestão escolar a partir da discussão de temas que direcionam as ações da Instituição de Ensino.

Neste sentido, considerando a importância e a necessidade do Conselho Escolar como órgão máximo de gestão democrática da Instituição de Ensino, cuja função é de construir as relações de poder entre os seus vários segmentos, criando situações sólidas onde explicitem os dissensos e criem situações de consensos em um trabalho pedagógico coletivo e harmonioso.

A SEMED tem implementado ações referentes ao fortalecimento dos Conselhos Escolares, e uma delas, é a Formação presencial dos Conselheiros/as Escolares de Campo Alegre/AL, visando fomentar o desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa ao assumirem a função de estimular e desencadear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico das Instituições de Ensino, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contribuindo decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a Instituição de Ensino e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade da sociedade.

A abertura do evento foi abrilhantada pelo Grupo Contadores de Histórias, com a encenação da peça “Programa ter Educação é legal!”, que tratou de como acontece a formação e atuação de um conselho escolar. Quando facultada a palavra os oradores declararam a satisfação em presenciar um momento democrático tão significativo como este.

O Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Lucas Rinaldo declarou “É sempre prazeroso perceber que estamos avançando na Gestão Democrática em nosso município, é muito bom ver o fortalecimento dos conselhos escolares e demais conselhos da nossa educação”, destacou Lucas.

A Coordenadora Estadual da UNCME, Professora Graciene Alencar, destacou a importância da abertura e fortalecimento da Gestão Democrática no município de Campo Alegre, "Isso é lindo, abrir a participação de todos para discutir as ações da educação no município".

Já a Secretária Municipal de Educação, Professora Neide Granja, demonstrou sua felicidade em vivenciar este momento, dizendo que "ficamos felizes em ver tanta gente envolvida e empenhada com o melhor para nossa educação, pois não conseguiríamos desempenhar esse trabalho sozinhos. Agradeço do fundo do coração por terem aceitado fazer parte dos conselhos escolares, isto é gestão democrática".

O professor Lucas Rinaldo também apresentou o relatório de todas as ações, voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da Gestão Democrática, realizadas pela SEMED, nos últimos anos, desde o início da atual gestão.

Na sequência, a Professora e Técnica da SEMED, Kawanny Ferreira expôs toda a proposta do Projeto de Formação dos Conselheiros Escolares da Rede Púbica Municipal de Campo Alegre, a ser iniciado em abril de 2017, com previsão de encerrar em novembro do mesmo ano. Em seguida, a Professora e representante da UNCME Alagoas, Graciene Alencar palestrou sobre a atuação dos Conselheiros, com a seguinte temática: “Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania”, provocando a plateia com questionamentos pertinentes afim de favorecer à reflexão e o crescimento de todos que se dispuseram a contribuir com uma educação mais justa e igualitária.

Esta é mais uma ação desenvolvida em consonância com o Plano Municipal de Educação – PME (Lei nº773/2015), onde na Meta 19, está assegurada às condições, no prazo de 02 (dois) anos, para efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das instituições públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União.

Esta ação conta com o total apoio da Administração Compromisso de todos, Integração e Desenvolvimento, onde a Prefeita Pauline Pereira, desde que assumiu o governo municipal, tem primado pela gestão compartilhada, democrática e integrada no âmbito de todas as secretarias que fazem o Governo no Município de Campo Alegre.

O evento contou também com a presença do Vereador José Correia de Araújo – Jura e a vereadora Kellyn Rafaella, e representantes dos Conselhos Escolares da Rede Municipal.

Notícias relacionadas

Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre o financiamento da educação 16.01.18 Secretaria de educação de Campo Alegre realiza abertura oficial da colônia de férias 09.01.18 Crianças dos CEIs de Luziápolis ganham brinquedos na Campanha Faça uma Criança Feliz 21.12.17 CMAEE realiza projeto mais que brincar durante o mês de dezembro 21.12.17 Secretária Graciene Alencar realiza palestra em encontro regional de educação 21.12.17 Professor de Campo Alegre recebe o prêmio Medalha Escola 10 14.12.17 Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência 14.12.17 Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17 Centro de Educação Infantil professora Cícera Marinho de Melo realizou o II bazar do bem 06.12.17 Aluna e professoras de Campo Alegre vencem concursos do “Projeto Aedes Aegypti” da Ensinart Editora 05.12.17 SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes do 1º ao 4º ano da rede pública municipal 04.12.17 SEMED realiza avaliação dos indicadores da qualidade na educação - relações raciais na escola 04.12.17 Escola Hildebrando Guimarães realizou o IV Encontro de Conhecimentos com exposição de vários temas 01.12.17 Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre recebeu prêmio a nível nacional 30.11.17 Workshop apresenta experiências exitosas dos profissionais de Apoio com os alunos com deficiência 28.11.17 Escola Municipal João Fernandes realiza culminância do Projeto Jogos Internos 28.11.17 Banda Fanfarra da Escola João Fernandes realiza apresentação no município de Traipu 25.11.17 SEMED realiza monitoramento nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA 24.11.17 SEMED promove certificação para secretários escolares e assistentes administrativos educacionais 24.11.17