E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Dia de Campo na Fazenda Santa Maria mostra diversificação de culturas que pode ajudar Alagoas

Dia de Campo na Fazenda Santa Maria mostra diversificação de culturas que pode ajudar Alagoas

10.11.16

A sede da Fazenda Santa Maria, no município de Campo Alegre, recebeu a visita do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, de técnicos da Seagri e de produtores de cana de açúcar de diversas regiões de Alagoas, em Dia de Campo, nesta terça-feira (8), sobre a diversificação de culturas.  O secretário municipal de agricultura de Campo Alegre Leonardo Monteiro também participou.

A comitiva, que foi recebida pelo empresário José Luiz Soares e por Renata Soares, diretora agrícola, teve a oportunidade de conhecer os 300 hectares que estão sendo usados no plantio de mamão, banana, macaxeira e maracujá, além do plantio de cana de açúcar.

José Luiz Soares explicou que atualmente 70% da receita de sua propriedade vem da diversificação de culturas, o que representa mais que o dobro do faturamento dado pela safra da cana de açúcar.

“É uma atividade que requer muita atenção da equipe, mas tem uma liquidez certa. Estou satisfeito com os resultados alcançados”, comemora o empresário.

Para Álvaro Vasconcelos, a diversificação de cultura no Estado significa mais abastecimento de produtos, mais renda e geração de emprego.

“A fazenda Santa Maria vem sendo modelo na região e o governador de Alagoas, Renan Filho, vai continuar oferecendo incentivo e apoio necessário aos produtores interessados na diversificação agrícola”, assegura o secretário.

Eduardo Christofoletti, fornecedor de cana do município de Capela, que já utiliza uma área experimental com plantio de macaxeira, reconhece que a iniciativa da diversificação na área de fruticultura é interessante e pretende cultivar maracujá, milho e laranja. “O caminho é a diversificação”, afirma.

A diretora agrícola, Renata Soares, informa que a meta a partir de agora é continuar com a diversificação de culturas, buscando plantar outras variedades e sem o uso de inseticida. “Vamos testar a pimenta do reino, uva e até morango”, revela.

O Dia de Campo foi prestigiado por produtores dos municípios de Murici, Coruripe, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Anadia, entre outro.

Com Agência Alagoas.

Notícias relacionadas

Secretaria de Agricultura realizou mais uma ação de vacinação assistida contra a AFTOSA 29.11.17 Prefeitura de Campo Alegre prepara fechamento do Lixão do município 08.11.17 Municípios do Conisul pactuam cronograma para encerramento dos lixões da Região Sul 07.11.17 Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas 31.10.17 CoopecMarca leva ações de conscientização sobre a coleta seletiva para a comunidade 26.09.17 Agricultura: Produtores participaram de mais um Dia de Campo sobre colheita da soja em Campo Alegre 20.09.17 Municípios consorciados do Conisul debateram parceria para tratamento dos resíduos sólidos urbanos 15.09.17 Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva 31.08.17 CoopecMarca registra crescimento e se consolidada como referência no serviço de reciclagem 19.07.17 Agricultores de Campo Alegre comemoram o sucesso da terceira colheita do feijão do Barriga Cheia 12.07.17 Secretaria de agricultura realizou dia de vacinação assistida contra Aftosa 27.05.17 Assentamentos em Campo Alegre recebem sementes do governo de Alagoas 17.05.17 Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Alegre recebeu bicicletas coletoras 03.05.17 Famílias recebem sementes para iniciar plantio do Programa Barriga Cheia 10.04.17 Na Casal autoridades debatem sobre a preservação ambiental do Rio Manimbú 31.03.17 Reunião na sede da Casal discute medidas emergenciais para o abastecimento de água em Campo Alegre 27.03.17 Em parceria com o estado e usinas Prefeitura lança 3ª edição do programa Barriga Cheia 25.03.17 Prefeitura de Campo Alegre comemora o Dia Mundial da água com realização de atividades 22.03.17 Campo Alegre têm situação de emergência reconhecida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil 19.03.17 Produtores rurais de Campo Alegre comemoram sucesso da primeira feira da agricultura familiar 02.02.17