SEMED realizou Seminário pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2016

18.11.16

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre -  SEMED, promoveu na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, a abertura da formação continuada em serviço do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O encontro foi realizado no Centro Social Campo Alegre – CESCA e contou com a presença de todos os Professores Alfabetizadores, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Escolares e Monitores de Letramento das Instituições de Ensino que atendem aos alunos dos 1º ao 3º anos do ensino fundamental – anos iniciais  da Rede Municipal de Ensino.

Na abertura do evento contamos com a brilhante apresentação dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Helenilda Correia Araújo de Melo, com a coreografia intitulada “Livro mágico”.

Em seguida a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Tempo Integral Cícero Salustiano dos Santos, Professora Zilma Pinheiro, destacou a importância do Pacto Nacional na prática pedagógica dos docentes alfabetizadores, esta ação permitiu a inovação na maneira de planejar as aulas, intensificando à aprendizagem das crianças.

A Coordenadora Municipal do PNAIC, Professora Aristéia Nascimento, fez a apresentação da proposta e do cronograma  de  formação deste ano e frisou em seu discurso que o município tem alcançado importantes avanços na alfabetização dos nossos alunos, e que o resultado positivo do IDEB, é também resultado do  trabalho realizado nestes três últimos anos com a adesão do  PNAIC.

Concluindo a programação do Seminário, a Professora Mestra Maria Vilma da Silva, ministrou  a palestra com tema Alfabetização e Letramento, ressaltando a importância da Alfabetização dos alunos na Idade Certa.

A formação terá continuidade, nestes próximos três meses, até janeiro de 2017 encerrando com o seminário final. As formações serão coordenadas por três Orientadoras de Estudos, as Professoras Cícera Maria da Conceição da Silva, Fabiana de Jesus Silva e Maria Cleide de Farias.

O eventou contou com a presença da Secretária de Educação Professora Neide Granja, do Secretário Adjunto de Educação, Professor Claudio da Costa, da Presidente da Câmara de Vereadores Jeane Santos e dos vereadores José Correia de Araújo e Kellyn Rafaella, e demais Técnicos da SEMED.

Na ocasião, a Secretária Neide Granja, agradeceu aos docentes pelos resultados positivos que o município vem alcançando como avanço no processo de ensino e aprendizagem, como também ressaltou que a formação continuada para os professores é fator primordial para o bom êxito dos resultados nos trabalhos pedagógicos.