E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Escola João Fernandes Vieira Filho realizou a III Edição do projeto interdisciplinar sobre a cultura

Escola João Fernandes Vieira Filho realizou a III Edição do projeto interdisciplinar sobre a cultura

19.11.16

O evento teve como tema: Raça, Etnia e Racismo No Brasil

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho do Povoado Chã da Imbira realizou nesta sexta-feira (19/11) a III Edição do Projeto Interdisciplinar – A Valorização da Cultura Afro-Brasileira e História da África na Escola. Atendendo as Leis 10.639/03 e 11.645/08, o projeto tem como idealizador o professor José Benedito da Silva que leciona a disciplina de história. O tema abordado nesta edição do projeto foi: RAÇA, ETNIA E RACISMO NO BRASIL.

Na oportunidade foram realizadas visitas aos stands, apresentações culturais e discussão sobre a questão do preconceito racial.

O evento contou ainda com uma importante palestra ministrada pelo Proessor Doutor Saulo Luders Fernandes da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – campus Palmeira dos Índios, as universitárias da UFAL: Francyneide Sobreira de Souza estudante do curso de Serviço Social, bem como, Hemile Dantas Coelho Rosário – estudante do curso de Psicologia.

A Secretária Municipal de Educação esteve representada pelas técnicas: Taysa Kawanny Ferreira Santos, Mônica da Silva Gomes e Maria Aparecida Ferreira da Silva.

O projeto contou com a participação de toda equipe docente e discente da escola. A instituição de ensino tem como equipe gestora, Sueli Roberto de Paiva, Edivaldo de Medeiros Silva e Jidelma Gomes de Oliveira.

A morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695 inspirou a criação do dia Nacional da Consciência Negra, data que simboliza a luta contra o racismo e em defesa da liberdade, de uma sociedade mais equitativa e de igualdade. O dia 20 de novembro ainda ecoa o Grito do Zumbi dos Palmares, por liberdade e uma sociedade livre de preconceitos, discriminações, mas justa, cidadã e solidária.

Notícias relacionadas

Escola Monsenhor Hildebrando realizou mais uma edição do Natal da partilha 11.12.17 Retrospectiva marca o encerramento do ano letivo no CEI Professora Cicera Marinho de Melo 06.12.17 Centro de Educação Infantil professora Cícera Marinho de Melo realizou o II bazar do bem 06.12.17 Aluna e professoras de Campo Alegre vencem concursos do “Projeto Aedes Aegypti” da Ensinart Editora 05.12.17 SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes do 1º ao 4º ano da rede pública municipal 04.12.17 SEMED realiza avaliação dos indicadores da qualidade na educação - relações raciais na escola 04.12.17 Escola Hildebrando Guimarães realizou o IV Encontro de Conhecimentos com exposição de vários temas 01.12.17 Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre recebeu prêmio a nível nacional 30.11.17 Workshop apresenta experiências exitosas dos profissionais de Apoio com os alunos com deficiência 28.11.17 Escola Municipal João Fernandes realiza culminância do Projeto Jogos Internos 28.11.17 Banda Fanfarra da Escola João Fernandes realiza apresentação no município de Traipu 25.11.17 SEMED realiza monitoramento nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA 24.11.17 CEI Maria José realizou I Mostra Cultural em homenagem ao dia da Consciência Negra 18.11.17 Escola João Fernandes Viera realizou a IV Edição do projeto sobre a cultura afro-brasileira 18.11.17 Técnico da SEMED participou de oficina sobre segurança, ética e cidadania na internet 17.11.17 Educação e Saúde de Campo Alegre realizam ações integradas no combate ao Aedes Aegypti 17.11.17 Técnicas da secretaria de educação de Campo Alegre participam de formação do PNAIC 17.11.17 SEMED promove VIII encontro de formação para secretários escolares e assistentes administrativos 16.11.17 SEMED realizou o V encontro de formação com os Conselhos escolares da rede municipal de ensino 16.11.17 Centro de educação infantil Maria José Vieira realiza palestra sobre alimentação saudável 14.11.17