Educadores de Campo Alegre participaram do IV Módulo PRODEP 2016 - programa de formação continuada

24.11.16

Investir na formação continuada dos profissionais da educação tem sido uma das marcas da atual gestão em Campo Alegre, com esse objetivo a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, através da Gerência de Formação Continuada, realizou nesta quinta-feira, 24/11, o IV ENCONTRO do Programa de Desenvolvimento de Professores - PRODEP, com o tema: “Trabalhando com as diferenças” – o poder na sala de aula – Escola / diversidade: o discurso da prática e a prática do discurso, ministrada pelo Mestre e Doutor em Ciências da Educação, professor Júlio Furtado.

O encontro foi realizado no Centro Social de Campo Alegre - CESCA e contou com a presença dos professores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Junqueiro.

A Secretária de Educação do município de Junqueiro, Estela Celina, recepcionou ao público com um caloroso discurso em agradecimento e reconhecimento aos educadores pela conquista ao resultado da avaliação do Índice da Educação Básica – IDEB 2015.

Na sequência, a Prefeita Pauline Pereira recepcionou ao público e ao Professor Júlio Furtado, com palavras de agradecimento e reconhecimento aos docentes pela conquista de ter em Campo Alegre, uma das melhores ofertas de educação pública municipal de Alagoas, ressaltou que “mesmo com todo investimento, mesmo com todas as condições ofertadas, se não fosse o comprometimento e competência de vocês professores, essa conquista não teria sido alcançada”. Ainda em seu discurso, Pauline comentou que estando em Brasília, ouviu do diretor do FNDE Gastão Moreira, palavras de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no município de Campo Alegre, destacando os avanços na educação pública ofertada. Com muito orgulho do trabalho desenvolvido, a Prefeita Pauline encerrou suas palavras revelando que em 2017 outros projetos virão para contribuir ainda mais, com a educação de Campo Alegre, afinal é mais um ano de avaliação da educação básica.

Passando a palavra para o mestre Júlio Furtado, este fez questão de começar o encontro exaltando o quanto se orgulha de ter contribuído com a elevação do IDEB dos municípios de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela, parabenizou a todos os professores apresentando os gráficos de evolução da nota IDEB, destes municípios, que estão disponíveis na internet e revelou que pouquíssimos municípios do Brasil, conseguiram alcançar tamanho avanço, comparando as notas 2013 / 2015.

Iniciando o tema, “Trabalhando com as diferenças”, Professor Júlio Furtado, conceituou as relações de poder que se estabelecem entre as pessoas, classificando-as e exemplificando com aspectos positivos e negativos nas relações humanas, e correlacionando ao que acontece nas rotinas de sala de aula. Dando sequência a exposição, o palestrante nos chamou a atenção para as situações que causam conflito no ambiente escolar, alertando que é preciso diferenciar o que é violência escolar, o que é bullying, indisciplina ou mesmo incivilidade. É preciso diferenciar e saber tratar cada situação com clareza e argumentação.

Tratando do subtema “Escola / diversidade”, seu discurso deteve-se a nos fazer enxergar o quanto discursamos, distantes de uma prática coerente com a fala, o que classificou como falácias, quando tratamos de preconceito, discriminação e inclusão. Imagens e vídeos ilustraram a palestra, deixando todo público atento às reflexões colocadas pelo Professor Júlio Furtado, com a maestria de quem bem conhece o exercício de ser professor em sala de aula, com crianças ou jovens, alunos de realidades diversas.

Finalizando o encontro, uma bela e reflexiva mensagem, nos deixou o Professor Júlio Furtado, com votos de que tenhamos um feliz ano 2017, com esperanças e inspirações que venham dos mais nobres sentimentos que devem existir dentro de cada um de nós!
A SEMED, conclui este trabalho de formação, acreditando que todos os esforços para a realização do PRODELE  em 2015 e PRODEP em 2016, valeram a pena, pois garantiu que a educação pública municipal de Campo Alegre, continuasse em destaque nos cenários estadual e nacional com um dos melhores Indicadores da Educação Básica.

Também participou do evento a equipe técnica das Secretarias de Educação e Coordenadores Pedagógicos dos dois municípios. Além da participação dos educadores, o encontro também contou com a participação da Prefeita do Município de Campo Alegre, Pauline Pereira, das Secretárias de Educação Maria Josineide Vasconcelos Granja (Campo Alegre), Estela Celina Barbosa (Junqueiro), o secretário adjunto de educação de Campo Alegre Cláudio Dacosta e os Vereadores por Campo Alegre Jeane Nascimento e José Correia (Jura).

O encontro contou ainda com a apresentação da Filarmônica Emeriato Pereira na abertura e recepção aos participantes.