E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Novo matadouro municipal de Campo Alegre garante qualidade do abate de animais no município

Novo matadouro municipal de Campo Alegre garante qualidade do abate de animais no município

30.12.16

O novo abatedouro já está em pleno funcionamento, chegando a abater 60 animais em um só dia. A abertura do matadouro visa acabar com a prática de abate clandestino e garantir sanidade a produção.

Manhã de sexta-feira, logo cedo já começa o movimento nas imediações do Matadouro Municipal José Neto Ferreira da Silva, no município de Campo Alegre, que recebeu a licença de operação no ultimo dia 02 de Dezembro, e já encontra-se em pleno funcionamento. Nos dias de abete marchantes, fateiras, criadores, comerciantes, técnicos e pessoas da comunidade chegam logo cedo ao matadouro e acompanham o serviço de abate de dezenas de animas.

De acordo com o diretor do matadouro Herbert Freitas, o funcionamento do abatedouro representa um grande avanço no controle da qualidade das carnes que são comercializadas no município, tanto nas feiras livres da cidade e do Distrito Luziápolis, como nos estabelecimentos que comercializam carnes, como frigoríficos, açougues e supermercados.

Todos os animais abatidos passam pelo serviço de inspeção técnica municipal realizado pelo médico veterinário Ítalo Vieira, profissional responsável pelo controle de qualidade das carnes a serem comercializadas no município. Segundo ele, uma das principais vantagens é a higiene do local, “O principal benefício deste novo abatedouro é a questão da higiene. A partir de agora, os consumidores de Campo Alegre poderão ficar completamente tranquilos com relação à qualidade da carne que sairá daqui”, destacou Ítalo.

O Novo Matadouro de Campo Alegre estava com o prédio pronto havia dois anos, e aguardava a licença de operação para o devido funcionamento, que foi entregue pelo governador Renan Filho no dia 02 de dezembro durante o Governo Presente.

A partir de agora, no local estão disponíveis equipamentos de Proteção Individual – Protetor auricular, capacete, botas e cintos de segurança, além de vestimenta, já distribuídos para os profissionais que atuam no espaço. Além disso, há uma nova exigência para que só possa trabalhar quem estiver devidamente protegido.

Notícias relacionadas

Secretaria de Agricultura realizou mais uma ação de vacinação assistida contra a AFTOSA 29.11.17 Prefeitura de Campo Alegre prepara fechamento do Lixão do município 08.11.17 Municípios do Conisul pactuam cronograma para encerramento dos lixões da Região Sul 07.11.17 Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas 31.10.17 CoopecMarca leva ações de conscientização sobre a coleta seletiva para a comunidade 26.09.17 Agricultura: Produtores participaram de mais um Dia de Campo sobre colheita da soja em Campo Alegre 20.09.17 Municípios consorciados do Conisul debateram parceria para tratamento dos resíduos sólidos urbanos 15.09.17 Atuação da CoopecMarca cresce em reconhecimento e referência no trabalho de coleta seletiva 31.08.17 CoopecMarca registra crescimento e se consolidada como referência no serviço de reciclagem 19.07.17 Agricultores de Campo Alegre comemoram o sucesso da terceira colheita do feijão do Barriga Cheia 12.07.17 Secretaria de agricultura realizou dia de vacinação assistida contra Aftosa 27.05.17 Assentamentos em Campo Alegre recebem sementes do governo de Alagoas 17.05.17 Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Alegre recebeu bicicletas coletoras 03.05.17 Famílias recebem sementes para iniciar plantio do Programa Barriga Cheia 10.04.17 Na Casal autoridades debatem sobre a preservação ambiental do Rio Manimbú 31.03.17 Reunião na sede da Casal discute medidas emergenciais para o abastecimento de água em Campo Alegre 27.03.17 Em parceria com o estado e usinas Prefeitura lança 3ª edição do programa Barriga Cheia 25.03.17 Prefeitura de Campo Alegre comemora o Dia Mundial da água com realização de atividades 22.03.17 Campo Alegre têm situação de emergência reconhecida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil 19.03.17 Produtores rurais de Campo Alegre comemoram sucesso da primeira feira da agricultura familiar 02.02.17