E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Coordenação de enfermagem e maternidade de Campo Alegre implantam o Projeto Árvore da vida

Coordenação de enfermagem e maternidade de Campo Alegre implantam o Projeto Árvore da vida

19.01.17

A coordenação de enfermagem de Campo Alegre em parceria com a direção médica e administrativa da Unidade Mista Senador Arnon de Melo, abraçou a iniciativa da enfermeira obstetra Amanda Crescêncio, de implantar o projeto denominado “árvore da vida”, que tem como objetivo desmitificar uma prática recente na história da humanidade que é tratar a placenta como dejeto e jogar fora como lixo hospitalar. O projeto é desenvolvido com as mães que fazem o trabalho de parto na maternidade do hospital da cidade. A cada criança que nascer no município, uma árvore será plantada.

Com a aceitação da puérpera Taíres Kétina, nesta quinta-feira 19, foi plantado em sua residência a primeira árvore da vida do município de Campo Alegre.

A placenta é simbolizada por uma árvore, no momento da alta hospitalar, onde é oferecido a placenta junto com a muda da árvore, para que a mesma possa plantar sua árvore da vida.

A placenta poderia ser raiz que se fixa em terreno fértil (útero), dentro da mãe terra (mãe). Em perfeito equilíbrio ela filtra e recebe os nutrientes da terra e leva através do caule (o cordão umbilical) para o fruto, o bebê.

“Um grande marco nessa gestão foi a implantação da equipe de enfermeiras obstetras na Unidade Mista Senador Arnon De Melo, e isso só foi possível porque contamos com o apoio de uma prefeita compromissada com as políticas públicas para melhoria da qualidade da assistência aos munícipes”, destaca a enfermeira Barbara Regina.

“Hoje contamos em nosso serviço com camas PPP de parto e pré-parto, enfermaria obstétrica climatizada entre outros equipamentos. Foi uma grande conquista na gestão e a população melhor assistida, humanizando o atendimento e o parto de nossas gestantes”, finaliza a enfermeira.

O apoio dos médicos plantonistas tem sido primordial nesse contexto do parto humanizado.

Notícias relacionadas

Para o Hemoar número de doações de sangue em Campo Alegre foi satisfatório 07.02.18 Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra 17.01.18 Secretaria de Saúde amplia elenco de exames laboratoriais disponíveis no município 04.01.18 Unidade Mista Senador Arnon de Melo inicia plano de parto na maternidade 05.12.17 Saúde realiza capacitação testes rápidos de Dengue e Chikungunya para médicos e enfermeiros 04.12.17 Secretaria de Saúde promove curso de Eletrocardiograma para Técnicos de enfermagem 28.11.17 Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou ação em comemoração ao dia do cuidador 21.11.17 Novembro Azul: Secretaria de Saúde promoveu ação de saúde voltada para os condutores do município 21.11.17 Programa Saúde na Escola realizou ações de Saúde Bucal nas Escolas municipais 13.11.17 Campo Alegre se destaca como referência no Seminário estadual das Academias da Saúde de Alagoas 11.11.17 NOVEMBRO AZUL - Prefeitura realizou atividade em prol da saúde do homem 10.11.17 Maternidade do hospital de Campo Alegre registra aumento no nascimento de bebês a cada mês 06.11.17 Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis 31.10.17 Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica 31.10.17 Conselho de Saúde de Campo Alegre realiza reunião para escolha de novos membros 27.10.17 Secretarias integradas realizaram aulão de zumba e palestra sobre combate ao Câncer de mama 27.10.17 Outubro Rosa: Secretaria de saúde promove ação de saúde da mulher na Usina Porto Rico 25.10.17 Parto natural: Maternidade da Unidade Mista Senador Arnon de Melo registra nascimento de mais bebês 17.10.17 Outubro Rosa: Campo Alegre realiza várias atividades em Prevenção ao Câncer de Mama 17.10.17 Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos Glicosímetros para pacientes portadores de diabetes 09.10.17