E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

CRAS de Campo Alegre inicia atividades do Grupo de Grávidos

CRAS de Campo Alegre inicia atividades do Grupo de Grávidos

25.01.17

A experiência de uma gestação introduz um momento de significativa importância na vida da mulher, do seu parceiro e de sua família, pois todos procuram buscar o equilíbrio para se adaptarem às transformações impostas, sejam elas físicas, psicológicas, sociais, assim como as alterações de papéis, responsabilidades, estilo de vida, entre outros. A mulher passa a enxergar o mundo e a si mesmo com outros olhos, e o homem, tem a oportunidade de gestar o seu próprio crescimento e amadurecimento. Surgem assim, novos seres, uma nova família.

Desta forma, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS criou o Grupo de Grávidos, para que as gestantes possam sentir-se acolhidas e os vínculos sejam fortalecidos durante a gestação. Trata-se de um grupo de convivência em que a gestante participa juntamente com seu parceiro ou alguém de sua família que lhe atribua confiança, através de um espaço de vivências e experiências sobre o período gestacional da mulher, possibilitando que elas e seus familiares vivenciem de forma mais tranqüila, segura e saudável o processo de nascimento de uma criança.

O Grupo de Grávidos teve início nesta terça-feira (24) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do Centro e contou com a presença das gestantes e de seus companheiros, de suas famílias, da Equipe Técnica do CRAS como a Assistente Social Sonnaly Rose, a Psicóloga Ingridd Gomes e a Coordenadora Isabela Larisse. A Câmara Municipal de Vereadores esteve presente através da presidente Kellyn Guimarães, dos Vereadores Jura e André Nascimento, assim como da Vereadora Valdilene Simplício.

Os participantes do Grupo foram recepcionados pelo oficineiro de música Rafael Santos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que cantou e tocou violão.

O início do evento contou com a apresentação das componentes das equipes do CRAS e do SCFV e com a apresentação dos objetivos e justificativa do Projeto do Grupo de Grávidos. Em seguida, a psicóloga Ingridd Gomes falou sobre as transformações da gravidez (psicológicas, sociais, as alterações de papéis, de estilo de vida, de relações e de sentimentos). Expôs trechos do filme “O começo da vida” e debateu com os pais, mães, avós, sogras, irmãos, irmãs sobre o que assistiram, tornando o momento participativo e dinâmico.

Notícias relacionadas

Assistência realiza atualização e inclusão no cadastro único dos beneficiários do Programa do Leite 17.01.18 Comissão do selo UNICEF, ABRINQ e Criança Feliz planejam ações para 2018 22.12.17 Conselho Tutelar de Campo Alegre realizou a 8ª Edição do Projeto Faça Uma Criança Feliz 21.12.17 Prefeitura promove debate sobre Segurança Pública com moradores do Residencial Olival Tenório Costa 18.12.17 Luziápolis: Prefeitura realiza entrega certificados de cursos ofertados em parceria com o SENAI 18.12.17 Baile à fantasia marca o encerramento das atividades 2017 do Serviço de Convivência da sede e Chã da 14.12.17 Representantes de Campo Alegre participaram do VII Simpósio de Desenvolvimento da Primeira Infância 04.12.17 Serviço de Convivência realiza o encerramento do Projeto O mundo encantado do Circo 30.11.17 Coordenação do Cadastro Único realizou mais uma ação do projeto Bolsa Família na Comunidade 28.11.17 Grupo de mulheres do SCFV da Chã da Imbira participam de caminhada saudável e palestra 24.11.17 Reunião define planejamento para acompanhamento das famílias residentes na Usina Porto Rico 24.11.17 Gestantes participam do lançamento do programa de distribuição de cestas básicas e nutricionais 21.11.17 Conselho Tutelar realizou palestra sobre Direitos Fundamentais para jovens do Povoado Chã da Imbira 18.11.17 Coordenações do PBF participam do III Encontro Intersetorial do Bolsa Família 14.11.17 Coordenadora participou de oficina sobre grupos populacionais tradicionais e específicos 13.11.17 Equipe do cadastro único realiza atualização cadastral de beneficiários do Programa Criança Feliz 13.11.17 Prefeitura realizará o Seminário de Mobilização do Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 13.11.17 Equipe do Cadastro único realiza atualização cadastral de beneficiárias do Programa Criança Feliz 08.11.17 CRAS de Campo Alegre realiza encerramento do terceiro Grupo de Gestantes 31.10.17 Representante da Assistência Social participou do VIII Congresso Nacional de Síndrome Down 31.10.17