CRAS de Campo Alegre inicia atividades do Grupo de Grávidos

25.01.17

A experiência de uma gestação introduz um momento de significativa importância na vida da mulher, do seu parceiro e de sua família, pois todos procuram buscar o equilíbrio para se adaptarem às transformações impostas, sejam elas físicas, psicológicas, sociais, assim como as alterações de papéis, responsabilidades, estilo de vida, entre outros. A mulher passa a enxergar o mundo e a si mesmo com outros olhos, e o homem, tem a oportunidade de gestar o seu próprio crescimento e amadurecimento. Surgem assim, novos seres, uma nova família.

Desta forma, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS criou o Grupo de Grávidos, para que as gestantes possam sentir-se acolhidas e os vínculos sejam fortalecidos durante a gestação. Trata-se de um grupo de convivência em que a gestante participa juntamente com seu parceiro ou alguém de sua família que lhe atribua confiança, através de um espaço de vivências e experiências sobre o período gestacional da mulher, possibilitando que elas e seus familiares vivenciem de forma mais tranqüila, segura e saudável o processo de nascimento de uma criança.

O Grupo de Grávidos teve início nesta terça-feira (24) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do Centro e contou com a presença das gestantes e de seus companheiros, de suas famílias, da Equipe Técnica do CRAS como a Assistente Social Sonnaly Rose, a Psicóloga Ingridd Gomes e a Coordenadora Isabela Larisse. A Câmara Municipal de Vereadores esteve presente através da presidente Kellyn Guimarães, dos Vereadores Jura e André Nascimento, assim como da Vereadora Valdilene Simplício.

Os participantes do Grupo foram recepcionados pelo oficineiro de música Rafael Santos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que cantou e tocou violão.

O início do evento contou com a apresentação das componentes das equipes do CRAS e do SCFV e com a apresentação dos objetivos e justificativa do Projeto do Grupo de Grávidos. Em seguida, a psicóloga Ingridd Gomes falou sobre as transformações da gravidez (psicológicas, sociais, as alterações de papéis, de estilo de vida, de relações e de sentimentos). Expôs trechos do filme “O começo da vida” e debateu com os pais, mães, avós, sogras, irmãos, irmãs sobre o que assistiram, tornando o momento participativo e dinâmico.