SEMED realiza Seminário de Experiências Exitosas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

27.01.17

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre promoveu nesta quinta-feira, 26 de janeiro, o Seminário de Experiências Exitosas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).  O pacto tem por objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, e ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

O encontro aconteceu no pátio da Escola Municipal Vereador João Rogério dos Santos, A abertura do encontro contou com uma dramatização encenada pelas Professoras da Escola Municipal Felizardo Souza Lima do Distrito de Luziápolis.

Em seguida, as Professoras Alfabetizadoras do 1º ao 3º ano e as Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, apresentaram suas vivências em salas de aula, através de slides, paródias, exposição de trabalhos, relatos de experiências, exibição de vídeos, destacando a importância do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa no município de Campo Alegre.

O Seminário PNAIC/2016 teve como objetivo principal socializar as  práticas desenvolvidas na sala de aula, nas treze Instituições de Ensino, através da interação entre os Professores Alfabetizadores da Rede Municipal.

A formação do PNAIC  2016, teve início no mês de novembro e o enfoque dos encontros foram: planejamento escolar e a interdisciplinaridade. A formação totalizou 100 horas, sendo 40 horas presenciais e 60 horas à distância.

Para a Coordenadora Aristéia Nascimento e as Orientadoras Cícera Maria, Cleide Farias e Fabiana de Jesus, o que facilitou e contribuiu para atender as expectativas das professoras, devido ao atraso no calendário elaborado pelo Ministério da Educação é que o município de Campo Alegre firmou realmente o Pacto, pois desde o mês de abril, iniciou o PNAIC Municipal estimulando o trabalho do professor em sala de aula e consequentemente melhorando a aprendizagem dos alunos.

Participaram deste Seminário a Secretária Municipal de Educação, Maria Josineide Granja, Diretores e Técnicos da SEMED, Equipes Gestoras das Instituições que atendem ao Ensino Fundamental, Anos Iniciais e a Coordenador Regional Tâmara Alves.

Neste contexto, a Administração Compromisso de Todos, Integração e Desenvolvimento, nestes últimos quatro anos, busca intensamente garantir que todas as Crianças sejam Alfabetizadas na Idade Certa.