Alunos da Escola Pedro de Oliveira participaram de Oficinas do projeto Educando para a Paz

16.02.17

Alunos da Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos no Distrito Luziápolis participaram nesta quarta-feira 15 de fevereiro, da primeira edição da Oficina Educando para a Paz, gerenciada pelo Núcleo de Acompanhamento e Assistência ao Educando - NAAEduc, da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre.

A equipe do Projeto Construindo uma Cultura de Paz, juntamente com a equipe gestora da instituição de ensino coordenaram a ação, contando com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal - PRF, Policia Militar de Alagoas - PROERD e das Secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e a Secretaria Municipal da Mulher.

O tema central do evento foi dividido em 07 (sete) eixos, com os temas, Drogas: como Prevenir e Combater, PRF; o Uso das Drogas e suas Consequências, PROERD; Efeitos das Substâncias Psicoativas no Organismo, Secretaria de Saúde; “Eu sou Fruto das Minhas Escolhas?” CRAS/Campo Alegre e Violência Contra a Mulher - Secretaria da Mulher. Na ocasião os palestrantes disponibilizaram aos Educandos os melhores e mais atuais conteúdos relacionados ao tema.

O que se pode observar no evento, foi um encontro de diversos profissionais, que transmitiram aos alunos, questões relacionadas à importância do Não uso e Não envolvimento com drogas, com muita interação entre os Palestrantes, os Educandos e Professores nos turnos Matutino e Vespertino, onde foi disseminado muito conhecimento e desmistificadas vários questões no tocante ao mundo das substâncias psicoativas, que com certeza irá impactar diretamente na vida das Crianças e Adolescentes da Escola Pedro de Oliveira, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil – UAI.

O coordenador do Projeto Luiz Inácio Júnior, ressaltou a preocupação da Gestão Pública municipal, em investir na formulação de Políticas Públicas voltadas ao Combate as Drogas, “O que se apresenta é bem maior do que os olhos podem ver, um ambiente onde alunas, alunos, Professores, profissionais da Segurança Pública, das Secretarias Municipais, autoridades constituídas e demais agentes públicos se juntam no mesmo objetivo, que consiste em promover a Cultura da Paz, proporcionando aos jovens da comunidade uma oportunidade de perceber os caminhos que a vida apresenta e trilhar no caminho da Paz, é o que, de fato, precisamos para vivenciarmos dias melhores, em que toda Comunidade Escolar possa compreender seu papel na construção de uma sociedade melhor para todos”, destacou.

Também prestigiaram o evento o Secretário Adjunto de Educação, Claudio Costa, o Secretario de Indústria e Comércio Francisco Joaquim, a Presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre, Kellyn Guimarães, juntamente os vereadores/as, José Antônio Ferreira (Toinho), José Correia de Araújo (Jura), Rejane Santos, Valdilene Simplício e André Nascimento, que prestigiaram o evento e interagiram com o público presente.

Vale ressaltar, que os parlamentares se colocaram a disposição da Escola e da equipe do Projeto para a formulação de Projetos de Lei relacionadas ao combate as drogas e as mais variadas formas de violência no âmbito escolar.